Comércio e Indústria oficializa programa Jovens Empreendedores
O secretário municipal William Passos Ponciano (Comércio e Indústria) esteve na cidade de São Paulo à sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), também sede de entidades como o Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), localizados na avenida Paulista, centro da Capital (SP).
Este encontro com o presidente da FIESP/SESI, empresário Paulo Antonio Skaf, reuniu representantes de várias cidades da região e do Estado de São Paulo, para a assinatura de uma parceria entre a federação industrial e os municípios para o programa Jovens Empreendedores Primeiro Passo (JEPP), oferecido pelo Sebrae.
Este projeto tem como proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.
O curso para esta etapa da Educação Básica é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.
Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco: aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; e prender a ser, via essencial que integra as três precedentes.
Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.
Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.
• Cursos – Na proposta, o JEPP é composto de nove cursos: 1º ano do Ensino Fundamental: O mundo das ervas aromáticas (duração de 26 horas de aplicação com os estudantes); 2º ano do Ensino Fundamental: Temperos naturais (duração: 24 horas); 3º anodo Ensino Fundamental: Oficina de brinquedos ecológicos (duração: 26 horas); 4º ano do Ensino Fundamental: Locadora de produtos (duração: 22 horas); 5º ano do Ensino Fundamental: Sabores de cores (duração: 22 horas); 6º ano do Ensino Fundamental: Ecopapelaria (duração: 30 horas); 7º ano do Ensino Fundamental: Artesanato sustentável (duração: 30 horas); 8º ano do Ensino Fundamental: Empreendedorismo social (duração: 30 horas); e 9º ano do Ensino Fundamental: Novas ideias, grandes negócios (duração: 25 horas).
No caso de Pirassununga, o curso adotado, inicialmente, deve beneficiar cerca de 800 estudantes do 4º ano do ensino fundamental. “Há algum tempo já existe uma tendência mundial, já praticado nos Estados Unidos e alguns países europeus, como o Reino Unido, em que torna a criança mais preparada para o mercado de trabalho e ao próprio empreendedorismo”, resumiu Ponciano.
Em breve, a pasta deverá anunciar as unidades escolares e toda a programação contida no programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) a serem aplicadas. Quaisquer informações complementares podem ser obtidas pelo telefone (19) 3565-8044 ou no 2º piso do Paço Municipal, ou ainda pelo e-mail [email protected].


 Indústria de Pirassununga sofre ação de despejo por falta de pagamento
                                    Indústria de Pirassununga sofre ação de despejo por falta de pagamento                                 No penúltimo dia, antes do fechamento da Pesca, policiamento ambiental agem em várias frentes
                                    No penúltimo dia, antes do fechamento da Pesca, policiamento ambiental agem em várias frentes                                 ‘Cowbot’: ferramenta gratuita da JBS realiza mais de 30 mil análises socioambientais para apoiar pecuaristas em todo o país
                                    ‘Cowbot’: ferramenta gratuita da JBS realiza mais de 30 mil análises socioambientais para apoiar pecuaristas em todo o país                                 Enquanto o Prefeito do (NOVO) de Pirassununga, não consegue elaborar o PPA. Prefeito lemense, Claudemir Borges (PSD), ‘voa baixo’
                                    Enquanto o Prefeito do (NOVO) de Pirassununga, não consegue elaborar o PPA. Prefeito lemense, Claudemir Borges (PSD), ‘voa baixo’                                 Policiamento Ambiental dos Pelotões da 2ª Cia. PM Ambiental continuam impecáveis na Pré-Piracema
                                    Policiamento Ambiental dos Pelotões da 2ª Cia. PM Ambiental continuam impecáveis na Pré-Piracema                                 Nepotismo. MP de Pirassununga recomenda que Prefeitura, Câmara Municipal e SAEP exonerem servidores com indícios de nepotismo cruzado
                                    Nepotismo. MP de Pirassununga recomenda que Prefeitura, Câmara Municipal e SAEP exonerem servidores com indícios de nepotismo cruzado