Campus USP Fernando Costa celebrará 100 anos da Faculdade de Medicina Veterinária
A Faculdade de Medicina Veterinária do Campus da USP “Dr. Fernando Costa” de Pirassununga celebra os 100 anos de fundação (1919 – 2019). As primeiras escolas dedicadas ao ensino da veterinária no Brasil surgiram por volta de 1910. A preocupação basicamente era garantir a saúde dos cavalos, principais meios de transporte na época, e entender as zoonoses, ou seja, as doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos.
O Instituto de Veterinária foi criado justamente para atender a demanda. Hoje, Pirassununga abriga o maior dos Campi da USP em extensão e é referência em pesquisa em todo o mundo. Economicamente e na questão educacional a Universidade de São Paulo traz um ganho importantíssimo para o município.
Livro
Em sessão solene realizada em junho último no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP, na Capital Paulista, foi lançado o livro com a história documentada do curso da FMVZ. Com o objetivo de preencher lacuna existente, a obra traz novos e importantes fatos sobre a história da hoje denominada Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo.
A obra foi organizada pelo Professor Doutor José Antonio Visintin e pelos autores Angelo João Stopiglia, Eduardo Harry Byrgel, Gláucio Pereira de Assis e Ricardo Albuquerque. Esse livro retrata os principais fatos ocorridos ao longo dos 100 anos do curso.
Pretendem os autores, que esse volume enseje outros docentes a se debruçarem sobre tão rica jornada, a procura de outros acontecimentos que porventura não tenham ficado esclarecidos nesta histórica publicação.
O capítulo 6 do livro, que destaca a FMVZ no Campus “Dr. Fernando Costa” em Pirassununga, assinado pelo Médico Veterinário Ricardo de Albuquerque, Professor Titular do Departamento de Nutrição e Produção Animal, reúne fatos históricos de grande importância, muitos deles desconhecidos da população pirassununguense.
História
Quando ocupava o cargo de Interventor Federal em São Paulo, pelo Decreto-Lei nº 13.855, de 29 e janeiro de 1944, Fernando Costa transformou a Universidade de São Paulo, com todos os seus institutos universitários, em uma autarquia sob a tutela administrativa do Governo do Estado de São Paulo. Assim, a Universidade teria dotação global, com poder de decisão e distribuição de recursos.
A obra traz preciosos relatos sobre a implantação da primeira EPA – Escola Prática de Agricultura – em Pirassununga – que foi de grande importância para a qualificação da mão de obra naquele período – e das demais unidades instaladas em regiões distintas do Estado de São Paulo.
Destaca a criação, em 1957, do Instituto de Zootecnia e Indústrias Pecuárias Fernando Costa (IZIP) e os Cursos Técnicos que formaram 15 turmas de 1961 a 1975, num total de 723 formandos.
Relata, também, a transformação do IZIP para o CIZIP – Centro Intraunidade de Zootecnia e Industrias Pecuárias Fernando Costa, (…) a criação do Campus até os dias atuais, entre outros interessantes relatos.
O Professor Dr. Ricardo Albuquerque, há que se destacar, lutou com todas as forças pelo retorno do nome de Fernando Costa ao Campus da USP.
Texto: Roberto Bragagnollo