Atendimento do PAM da zona norte passa para a UPA da Vila Pinheiro nesta próxima terça-feira
Um Termo de Ajuste de Conduta, firmado no dia 22 de setembro de 2016 entre a Procuradoria da Justiça do Trabalho e a administração pública do município de Pirassununga/SP, colocava medidas de ordem sanitária que já deveriam serem cumpridas desde aquela época, pois, o não cumprindo, ter ia o município de pagar multa no valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais), acrescida de R$ 2.000,00 (dois mil reais) por empregado que trabalham no local, que segundo as denúncias na oportunidade, feita pelos próprios trabalhadores tinha situação irregular.
Para tanto, seis dias antes de firmado o Termo de Ajustamento de Conduta, ou seja no dia 16 de setembro, a então secretária de saúde do município (administração da ex-prefeita Cristina Aparecida do Lécio Batista (PDT), a dentista Cristiane Krempel Fonseca dos Santos, assinou um documento da Secretaria Municipal de Saúde, o qual dizia “estamos adequando as instalações da unidade até o término da UPA, quando os atendimentos do PAM (Pronto Atendimento Médico) serão realizados na Unidade de Pronto Atendimento”.
Porém, desde então (dentro do governo Cristina do Lécio) nenhuma melhoria foi realizada no PAM, muito menos pelo atual prefeito Ademir Alves Lindo (sem partido).
Também, o Termo de Ajustamento de Conduta colocava a situação das instalações do SAMU, a qual transferida da antiga Central de Ambulância para o local onde está hoje (Vila Pinheiro) no findar da administração de Cristina do Lécio (cerca de dois/três) dias antes de encerrar o ano.
Mas, a obra do SAMU não estava por inteira acabada, pois, cerca de quatro/cinco dias da transferência, agora, já no governo Ademir Alves Lindo, funcionários do local (médicos e enfermeiros) com apoio do SAEP precisaram fazer uma limpeza no local, isto devido ao retorno do esgoto nos vasos sanitários, quando então se descobriu que a rede de esgoto desta unidade não estava interligada com a rede da rua, sendo sanado o problema.
UPA
Apesar de inaugurada, também no frechar das luzes de seu mandado, a prefeita Cristina do Lécio, precisou fazer um “gato” na energia parta poder realizar a inauguração, pois, a obrar estava inacabada e faltava muita coisa ainda.
Desde que assumiu a administração, Alves Lindo, teve muitas discussões no bom sentido com a empresa que trabalhava no local, isto devido a várias irregularidades, onde portas e janelas não fechavam, o telhado não segurava águas da chuva e consequentemente caia sobre a laje e alagava o interior do prédio, entre outras situações. Foram cerca de dois anos de “batalha”, até que nestes últimos dez dias a empresa entregou totalmente os serviços, inclusive com a colocação de um Gerador, instalação da rede elétrica e pequenos outros reparos nas instalações.
Por sua vez, o SAEP – Serviço de Água e Esgoto de Pirassununga – efetuou nesta semana que se findou a ligação da rede de esgoto do prédio da UPA com a rede mestre da rua.
Desta forma, a partir desta terça-feira, 5, os atendimentos do PAM, passam para o prédio da UPA, no horários compreendidos das 07h00 às 19h00 de segunda a domingo.
Reforma
Dificilmente o atendimento no antigo PAM seja retomado, pois, as ampliações que são necessárias, o espaço é ineficiente.