Antonio Petrin e Roberto Arduin, no Municipal
Por – Israel Foguel
Nesta sexta-feira, dia 24 de novembro, às 21h, no Teatro Municipal Cacilda Becker localizada na região central da cidade de Pirassununga/SP será apresentada gratuitamente o espetáculo AEROPLANOS, escrito pelo premiado dramaturgo argentino Carlos Gorostiza. Com direção de Ednaldo Freire, a comédia traz no elenco os veteranos Antonio Petrin e Roberto Arduin.
A ação da peça se concentra num dia decisivo para os viúvos Chico (Petrin) e Cristo (Arduin), dois setentões de classe média, ex-jogadores de futebol, que mantêm o hábito de se visitar assiduamente. Enquanto relembram o passado e discutem questões urgentes do presente, os dois são surpreendidos por um convite inesperado, que poderá transformar suas vidas. Ao retratar um dia especial na vida desses velhos amigos inseparáveis, a peça propõe ao espectador uma delicada e divertida reflexão sobre a amizade e o envelhecimento. “Com humor, sensibilidade e diálogos inteligentes, o espetáculo reflete sobre a existência, a partir do ponto de vista dos idosos. O medo da morte, a solidão, a perda de independência e a sempre irrefreável e humana vontade de viver intensamente cada minuto são temas essenciais desse grande texto da dramaturgia argentina contemporânea”, lembra Petrin, que também assina a tradução e adaptação da obra.
Primeira montagem brasileira do texto de Gorostiza, AEROPLANOS é o terceiro espetáculo do projeto Velhos Protagonistas iniciado em 2000, quando Antonio Petrin completou trinta e cinco anos de carreira profissional. A peça escolhida para abrir o projeto foi A Última Gravação de Krapp, de Samuel Beckett. Em 2004, o ator produziu e interpretou Um Merlin, texto escrito especialmente para ele por Luis Alberto de Abreu. A escolha de AEROPLANOS, para finalizar o projeto, segundo Petrin, é uma consequência natural, já que “essa é uma das mais profundas e comoventes peças da atual dramaturgia argentina, enfocando a velhice com humor, poesia e delicadeza”.
O espetáculo tem direção de produção de Sonia Kavantan; realização da Proa Produções Artísticas e produção da Kavantan Projetos e Eventos Culturais.
Em tom de comédia, a ação da peça se concentra num dia decisivo para os viúvos Chico (Petrin) e Cristo (Arduin), dois setentões de classe média, ex-jogadores de futebol, que mantêm o hábito de visitar-se assiduamente. Um convite inesperado pode transformar suas vidas, permitindo que ambos realizem desejos há muito reprimidos.
Antonio Petrin: Cursou a Escola de Arte Dramática em 1967. Participou de 42 peças teatrais como ator; dirigiu 12 espetáculos teatrais; atuou em 35 programas entre novelas e especiais para a televisão e em 12 filmes nacionais. Foi indicado para os mais importantes prêmios como melhor ator, tendo ganhado o prêmio APETESP no ano de 1983 com a peça “Ganhar ou Ganhar (Gim Game)” e em 1991 o prêmio Manchete pela novela “Pantanal”. No teatro atuou em: “Hamlet”, de William Shakespeare e direção de Ron Daniels (2012); “Seria Cômico Se Não Fosse Sério”, de Friedrich Dürrenmatt e direção de Alexandre Reinecke (2010); “Só os Doentes do Coração Deveriam Ser Atores”, direção de Eduardo Figueiredo (2009/10); “A Última Gravação de Krapp”, de Samuel Beckett e direção de Francisco Medeiros (2003/04); “Um Merlin”, de Luis Alberto de Abreu e direção de Roberto Lage (2000/03); entre outros.
Roberto Arduin: Ator e arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos, é também cenógrafo e figurinista. Em São Paulo, paralelamente ao trabalho de arquiteto, começou sua formação com José Eduardo Vendramini. Depois de cinco anos exercendo a profissão, decide abandonar a arquitetura e dedicar-se exclusivamente ao teatro. Entre os espetáculos de que participou estão: “A Aurora da Minha Vida”, direção de Naum Alves de Souza (Montagens Paulista e Carioca) e direção de Bárbara Bruno (Montagem Paulista); “Trair e Coçar é Só Começar”, direção de Atílio Riccó; ”Dom Juan”, direção de William Pereira; “O Mistério de Gioconda”, direção de Bibi Ferreira; “Sete Vidas”, direção de Bárbara Bruno e Paulo Goulart; “Purcell – O Rei Arthur”, direção de Naum Alves de Souza; “Nijinski”, direção de Naum Alves de Souza; “Santa Joana”, direção de José Possi Neto; “Os Sete Gatinhos”, direção de Nelson Baskerville. Na televisão, atuou nas novelas “Éramos Seis” (SBT); “Chiquititas”, (SBT) e Marisol (SBT). Também participa do seriado Malhação (Rede Globo) e do seriado 9MM (FOX).
Esta apresentação de AEROPLANOS é viabilizada pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Edital ProAC n.º 02/2017 (Circulação de Espetáculo de Teatro) e com o apoio da Prefeitura Municipal de Pirassununga.