Adolescente e Jovem “matam” égua devido a esforço físico durante corrida pela Avenida
Na noite de domingo, 19, por volta das 22h00, os Cabos PMs Cunha e Ezequiel, componentes da viatura A-05223, do 1º Pelotão de PMAmb, foram acionados para a Avenida Felipe Boller Junior, Jardim Santa Rita, zona sul de Pirassununga em apoio ao policiamento de área, Sargento PM Vandeir e Cabos PMs Henrique, Braz e Fabrich, componentes da viatura I-26309 da 3ª Cia. PM, dando conta de informações de atos de maus tratos contra animal doméstico (cavalo), onde dois indivíduos, sendo um menor de idade, e outro maior, submeteram o animal (égua) a excessivo esforço físico, através de corrida a galopes fazendo uso de charrete, pela extensão da Avenida Felipe Boler Junior (Jardim Santa Rita).
Diante o esforço físico, segundo laudo/avaliação de médico veterinário, fez com que o animal viesse a óbito em poucos instantes.
Diante dos fatos, foram lavrados os respectivos Autos de Infração Ambiental, na modalidade de multa simples no valor de R$ 6.000,00 em desfavor de cada um dos indivíduos, totalizando R$ 12.000,00, dado ao evento morte do animal. As medidas administrativas foram tomadas com base no artigo 29 da Resolução SIMA 005/21, sem prejuízo da apuração da responsabilidade penal nos termos do artigo 32 da Lei Federal 9605/98, valendo salientar que todas as medidas tomadas em desfavor do menor infrator foram realizadas na presença de seu genitor, sendo esta multa aplicada no CPJ do pai do adolescente.
Este tipo de crime é repugnante e deveria ser crime hediondo. O caso deixou muita gente revoltadas. Esta morte deste animal é o segundo em Pirassununga e nas mesmas circunstancias, sendo que o primeiro aconteceu na região do Jardim Ferrarezi.
A Polícia Civil Judiciária será comunicada do caso via ofício e, deverá abrir Inquérito Policial por Maus Tratos contra animal.
Ações de Policiamento Preventivo no período noturno
Depois de retornaram da ocorrência dos Maus Tratos Contra Animal, os policiais militares ambientais em questão deram início à ações de policiamento preventivo noturno ao longo das margens do Rio Mogi Guaçu e Adjacências, bairro Cachoeira de Emas, SP – 201, CEPTA – ICMBio e no sistema de monitoramento das câmeras de segurança espalhas por trechos co Rio e que naquele momento monitoradas pelo Cabo PM Godoy.
Nesta ocasião, foram desenvolvidas ações de policiamento ostensivo terrestre com o propósito de inibir a ocorrência de delitos de ordem ambiental, tais como a caça e a pesca predatória no período da Piracema, auferindo ainda tais ações, a esperada sensação de segurança aos moradores dos locais supracitados.
Ainda durante o patrulhamento, os policiais se depararam com uma serpente (uma cobra conhecida como Jiboia), sendo que referidos policiais permaneceram ao entorno da mesma até seu retorno para seu habite natural.
Fotos e Informações – PMAmb
Concordo. Mesmo porque a punição para quem judia de animais é muito branda.
Sugiro ao Vereador Vitor Naressi a criação de uma lei proibindo o tráfego de cavalos durante a noite na região urbana de Pirassununga. Além de ser perigoso para o tráfego de veículos, o animal necessita de descanso, e a noite é para ele repousar. Durante a noite, observam-se vários cachaceiros que amarram equinos nas árvores enquanto enchem a cara de bebidas nos bares durante horas, o que é um ato de maus tratos ao animal. Não há nenhum interesse público em trafegar com cavalo na região urbana durante a noite, a não ser servir a essas pessoas.