Administração da cidade de Leme trata da saúde com “S”
A administração do prefeito Claudemir Borges (PSD), do município da cidade de Leme/SP é perfeita em todos os ângulos, sempre voltada para o bem estar de toda comunidade. Com um secretariado comprometido e sem aproveitamento próprio, tem como objeto a sociedade num todo.
Estes e outros fatores fazem a diferença. A cidade lemense começou a mudar sua estrutura, quando anos atrás chegava para o comando do município, o prefeito Wagner Antunes Filho, “Wagão”, que com sabedoria e inteligência com um grupo de apoiadores começou a transformar a cidade que é referência regional em muitas frentes.
O trabalho não parou, pelo contrário, cresceu ainda mais quando Claudemir Borges assumiu o “bastão”, dando continuidade ao legado de Wagão, porém, aumentando ainda mais o potencial da cidade com novos investimentos, buscando sempre o bem estar da população, viajando constantemente para a capital paulista e federal sempre em buscas de dividendos para o município.
Se tudo isto é tratado com muita dedicação e, esmero, aumenta ainda mais quando assunto se trata da área da saúde. O município lemense não se esquece de pequenos detalhes quando o assunto é saúde, seja, lembrar de datas, de campanhas diversas, de datas significativas para sempre manter a todos bem informados.
Um ponto bastante positivo quando se trata em avaliação na gestão da saúde, fator que foge de muitos municípios, dentre estes, a cidade de Pirassununga/SP.
Nossa reportagem buscou pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Comunicação Social da Prefeitura da cidade de Leme, onde conseguiu obter várias informações que vão de encontro e transparência de uma administração séria, onde a saúde é tratada com “S”.
Abaixo alguns dos dados coletados;
Fundo Municipal de Saúde de Leme informa sobre Audiência Pública
O tema será a Avaliação do Relatório de Gestão da Secretaria Municipal da Saúde, referente ao Primeiro Quadrimestre de 2022.
O Fundo Municipal de Saúde de Leme, com base no artigo 36 da Lei Complementar nº 141/2012, torna público que será realizada AUDIÊNCIA PÚBLICA para avaliação do relatório de gestão da Secretaria Municipal de Saúde, referente ao 1º quadrimestre de 2022.
A audiência será realizada na terça-feira, dia 24 de maio de 2022, às 15h, no Plenário da Câmara Municipal de Leme, localizada na Rua Dr. Querubino Soeiro, 231 – Centro.
Campanha de Vacinação contra Sarampo e Gripe 2022
Além das vacinas da campanha, salas de vacinação aplicam todas as vacinas do Programa de Imunização Nacional
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e gripe.
Aconteceu no último dia 30 de abril, o Dia “D” da mobilização nacional da vacinação contra o Sarampo. Na data iniciou-se o calendário para a vacinação das crianças de 6 meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).
Em Leme a Secretaria Municipal de Saúde através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, no dia “D” vacinou um total de 368 crianças contra o sarampo.
A Campanha de Multivacinação contra o sarampo e gripe continua até o próximo dia 03 de junho.
Atualmente está disponível a vacina contra a gripe para:
Crianças de 6 meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias)
· Idosos com mais de 60 anos
· Gestantes
· Puérperas (mulheres que deram a luz recentemente)
Além dos grupos citados, a partir do próximo dia 09 de maio, a vacina da gripe estará disponível para os seguintes grupos:
· Povos indígenas
· Professores
· Pessoas portadoras de deficiência
· Pessoas com comorbidades
COVID-19
O Núcleo de Vigilância Epidemiológica alerta sobre a vacinação contra a COVID-19, pois muitas pessoas não retornaram para completar o ciclo vacinal recomendado. Números oficiais apontam que 4.800 (quatro mil e oitocentas) pessoas não tomaram a 2ª dose da vacina contra a COVID-19 e 23 mil pessoas ainda não tomaram a 3ª dose.
Importância da vacinação
A vacina é a medida de prevenção mais importante para se proteger contra a COVID-19, gripe, o sarampo e muitas outras doenças.
Compareça na sala de vacinação da unidade de saúde mais próxima de sua residência, com a carteira de vacinação, para verificar se todas as vacinas estão em dia.
Com o público vacinado, conteremos a circulação dos vírus no país e, assim, reduziremos as complicações decorrentes das doenças, a sobrecarga dos serviços de saúde, internações e óbitos.
Dia Mundial da Higienização das Mãos
Higienizar as mãos é uma ação simples, mas de muita importância para a saúde
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em alusão ao Dia Mundial da Higienização das Mãos, informa e orienta a população sobre a importância da ação de higienizar as mãos, como medida de prevenção a doenças.
Comemorou-se no último dia 05 de maio, o Dia Mundial da Higienização das Mãos.
As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos, e a higienização das mãos é a medida mais eficaz, simples e mais barata para prevenir a propagação das infecções e transmissão de doenças.
São as mãos que levam os talheres com os alimentos no dia a dia para a boca e também vários deles são consumidos com o contato direto das mãos, além de situações de convívio diário, como por exemplo, nos serviços de saúde, onde pacientes têm contato direto das mãos dos profissionais que os estão cuidando.
A higienização das mãos, promove: a remoção de sujidade, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato e também a prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.
A Fundação Oswaldo Cruz recomenda higienizar as mãos nos exemplos abaixo:
• Antes de manipular ou consumir alimentos;
• Antes e depois de entrar em contato com pessoas doentes ou acamadas;
• Depois de ir ao banheiro;
• Depois de espirrar, tossir ou assoar o nariz;
• Após manipular objetos potencialmente sujos ou contaminados;
• Após entrar em contato com animais;
• Sempre que as mãos estiverem visivelmente sujas.
12 de Maio – Dia Internacional da Enfermagem e Enfermeiro
Conhecendo um pouco mais sobre a importância do Enfermeiro dentro da Estratégia de Saúde Familiar
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em alusão ao dia Internacional da Enfermagem e Enfermeiro, informa sobre a ESF – Estratégia de Saúde da Família.
No próximo dia 12 de maio, comemora-se o dia nacional da Enfermagem e Enfermeiro. O Enfermeiro é um profissional chave e importante dentro da ESF – Estratégia Saúde da Família.
A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais, como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica, por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.
Um ponto importante é o estabelecimento de uma equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família – eSF) composta por, no mínimo:
· Médico Clínico Geral, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade;
· Enfermeiro geral ou especialista em Saúde da Família;
· Auxiliar ou técnico de enfermagem;
· Agentes comunitários de saúde.
Obs: Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião-dentista geral ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.
Para ilustrar a importância do papel dos Enfermeiros e Enfermeiras, dentro da estrutura da ESF, podemos citar algumas de suas atribuições:
· Realizar atenção à saúde aos indivíduos e famílias cadastradas nas equipes e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc.), em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade;
· Realizar consulta de enfermagem, procedimentos, atividades em grupo e conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, observadas as disposições legais da profissão, solicitar exames complementares, prescrever medicações e encaminhar, quando necessário, usuários a outros serviços;
· Realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea;
· Planejar, gerenciar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS em conjunto com os outros membros da equipe;
· Contribuir, participar e realizar atividades de educação permanente da equipe de enfermagem e outros membros da equipe; e Política Nacional de Atenção Básica 47
· Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da UBS.
Mutirão contra o Aedes aegypti nos Jardins Quaglia e Graminha será realizado nos dias 12 e 13 de Maio
O trabalho visa prevenir a incidência das doenças ocasionadas pelo mosquito, com o recolhimento de objetos que podem acumular água.
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e do Núcleo de Controle de Zoonoses, informa mais uma etapa do Mutirão Municipal contra o Aedes aegypti. De acordo com o cronograma de ações, os trabalhos serão realizados na quinta e sexta-feira, dias 12 e 13 de maio nos Jardins Empyreo Quaglia e Empyreo das 08h às 12h.
Com a participação de agentes do Núcleo de Zoonoses, agentes comunitários de saúde e funcionários da Secretaria de Serviços Municipais, o trabalho consiste no recolhimento e eliminação de materiais que possam acumular água, evitando assim a propagação de três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (Dengue, Chikungunya e Zika vírus). Os pequenos objetos são recolhidos pelos Agentes Comunitários e do Núcleo de Zoonoses no dia do mutirão, e os materiais de grande volume descartados pela população são recolhidos na semana seguinte – a partir da segunda-feira – pela equipe de limpeza da Secretaria de Serviços Municipais.
Como o Mutirão da Dengue é realizado pela procura “casa a casa” por criadouros, é necessário que a população permita a entrada dos agentes municipais, que estarão devidamente credenciados. E, para que ele tenha os resultados esperados, é importante que a população colabore e mantenha quintais e terrenos limpos, sem objetos que possam acumular água.
Confira o cronograma do Mutirão da Dengue em suas próximas etapas:
SEXTA – FEIRA – 20 DE MAIO
JARDIM ANA LUCIA
JARDIM JEQUETIBÁ
SEXTA – FEIRA – 27 DE MAIO
JARDIM ADELINA
JARDIM VANESSA
Situação da Dengue no Município de Leme.
Confira os dados de Leme, até o dia 02 de maio, informados pelo Veterinário Chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses, José Ricardo Mattos Varzone:
ü Casos notificados: 61
ü Casos confirmados: 11
ü Casos negativados (não confirmados): 49
ü Casos aguardando confirmações por exame: 1
Informações adicionais podem ser adquiridas no Núcleo de Controle de Zoonoses, localizado na Rua Waldemar Silenci, 450 – Cidade Jardim, ou pelo telefone 3571.0295.