Ácido fólico, folato e metilfolato são a mesma coisa?

Foto: Freepik
Entenda o que é cada um deles e qual a importância para o organismo, em especial, durante a gestação
Existem alguns nomes entre os nutrientes que, por serem similares, podem causar dúvidas em relação às recomendações e benefícios. O ácido fólico, o folato e o metilfolato têm nomes parecidos e, de acordo com especialistas, entender a fundo suas características é importante para adotar uma boa suplementação.
Os três nomes correspondem a formas da vitamina B9, componente importante para a formação de proteínas e o desenvolvimento do sistema nervoso central. No entanto, cada um apresenta uma origem e uma forma de atuação diferente.
Além dessas vitaminas, para o bom funcionamento do organismo, também é aconselhável considerar outros nutrientes que ajudam a assegurar uma boa saúde. Um exemplo disso é compreender o que é Coenzima Q10, quais as suas indicações e os seus benefícios.
Folato
O folato tem sido protagonista quando o assunto é suplementação durante a gravidez, e essa relação se dá por conta de suas propriedades. Em entrevista à imprensa, a nutróloga Valéria Goulart explica que ele é a forma natural da vitamina B9, encontrada na maioria dos alimentos de folhas verdes, como espinafre, rúcula, couve e alface; em algumas frutas cítricas, melão e banana; em leguminosas e oleaginosas, além de carnes, cereais integrais, leite e ovos.
Segundo informações da Universidade de São Paulo (USP), no Brasil, o folato conta com a fortificação obrigatória das farinhas de trigo e milho com ácido fólico. Assim, alimentos à base dessas farinhas, como pães, massas, bolos, pizzas, sanduíches, salgados, bolachas e biscoitos, também são fontes desse nutriente.
A USP informa que baixos níveis de folato no organismo materno podem resultar em complicações para a gestante e o feto, como parto prematuro, baixo peso do recém-nascido e defeitos no desenvolvimento da coluna vertebral e do cérebro da criança.
O Ministério da Saúde orienta que mulheres em idade fértil e que desejam engravidar façam suplementação com folato. Entretanto, muitas gestações não são planejadas. Dessa forma, a fortificação de alimentos com essa vitamina é uma estratégia global para diminuir problemas gestacionais.
Ácido fólico
A nutróloga Valéria Goulart explica que o ácido fólico é a forma sintética da vitamina B9, encontrada em suplementos e em alimentos como couve, espinafre, laranja, feijão, entre outros.
O nutriente atua na prevenção de defeitos do tubo neural do feto, como a espinha bífida. Além disso, contribui para a formação de novas células, o crescimento celular e a produção de DNA e RNA.
De acordo com o ginecologista e obstetra Carlos Eduardo Martins, o ácido fólico atua na produção de células, proteínas e na manutenção do sistema cardiovascular e nervoso. O especialista explica que, para que essa vitamina desempenhe todas essas funções, é importante que o organismo a converta em outra substância, o metilfolato.
Carlos Eduardo destaca que cerca de 30% da população pode ter dificuldade nessa conversão devido à deficiência na enzima que participa do processo.
Metilfolato
Para entender para que serve o metilfolato, é importante compreender primeiro as características dos outros termos. Enquanto o folato é a forma natural de vitamina B9 e o ácido fólico é a forma sintética, o metilfolato é a forma ativa do segundo.
O ginecologista Carlos Eduardo explica que esse nutriente não precisa ser metabolizado pelo organismo, oferecendo um aproveitamento total ao corpo. O especialista destaca que ele apresenta uma taxa de absorção 26% maior em relação ao ácido fólico.
Por esse motivo, o ginecologista aponta que, cada vez mais, tem se recomendado o uso do metilfolato em vez do ácido fólico, principalmente nos casos de gestação. Recomenda-se o uso por, pelo menos, três meses antes de engravidar.
Fonte – Agência Experta


Falecimento do Sr. Eduardo José Espinosa
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, continua com atuação acima da meta em defesa do meio ambiente
Loteria Municipal. Projeto dos vereadores Fabrício, Théo, Caridade e Sandra Vadalá, teria nascido morto, de acordo com o STF
Decisão de 1ª Instância anula a CEI dos Milhões em Pirassununga
Vereador Wellington Cintra e seus critérios