Região: Prefeitura de Dourado revoga decretos e comércio será reaberto

A Prefeitura de Dourado (SP) revogou dois decretos e determinou a reabertura do comércio a partir desta segunda-feira (30). A quarentena é uma recomendação de autoridades da área de saúde no Brasil e no mundo para conter a disseminação do novo coronavírus.
No dia 21 de março, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), determinou a quarentena de 15 dias até 7 de abril, o que restringe o funcionamento do comércio e mantém apenas os serviços essenciais.
Em nota, a prefeitura informou que revogou os decretos porque a cidade é pequena. “(…) com pequena população e com um movimento baixo no comércio e também na cidade. O comércio abrirá tendo que acatar orientações de prevenção que o Departamento de Saúde fornecerá eventualmente em forma de boletins”, informou.
A cidade, que tem 8,8 mil habitantes, tem 2 casos suspeitos de Covid-19 aguardando resultados de exames do Instituto Adolfo Lutz.
Decreto
Segundo o decreto nº 2.650, publicado nesta sexta-feira (27) e assinado pelo prefeito Luiz Antonio Rogante Júnior (PSB), ficam revogados os decretos municipais nº 2.643 e 2.649, de 21 e 26 de março.
O artigo 5º autoriza o retorno das atividades comerciais desde que haja intensificação de ações de limpeza, disponibilização de álcool em gel aos clientes, divulgação de informações sobre a Covid-19 e medidas de prevenção, utilização de luvas e máscaras para atendimento aos clientes e adoção de orientações do Departamento Municipal de Saúde.
O documento mantém a suspensão do funcionamento do transporte público municipal coletivo, das aulas municipais e da visitação no hospital público municipal.
Outras determinações
A Prefeitura divulgou na quinta-feira (26) que reduziu o período de quarentena para até 7 de abril no município. A cidade não tem casos confirmados da doença, segundo lista da Secretaria Estadual de Saúde.
Com informações do G1 São Carlos


                                    Polícia Militar de Pirassununga apreende quatro caminhões suspeitos de “dublagem”. Lemense devera ser investigado                                
                                    Policiamento Ambiental dos Pelotões da 2º Cia. PM Ambiental agem com rigor neste Defeso da Pesca                                
                                    Falecimento da Sra. Sonia Aparecida Lansoni                                
                                    Capivaras no Lago Municipal de Pirassununga: beleza natural ou risco à saúde pública?                                
                                    Vendedor é preso por Lesão Corporal (Violência Doméstica), Ameaça, podendo responder por Tentativa de Homicídio