Pirassununga. Presa por maus tratos animais, Rita de Cássia, é liberada em audiência de custódia com restrições. Nota Oficial S.M.M.A.

A mulher Rita de Cássia, 50, presa em flagrante e indiciada pelo delegado de polícia, Dr. Maurício Miranda de Queiroz, da Central de Polícia Judiciária de Pirassununga/SP, por maus tratos a animais, foi solta em audiência de custódia para responder ao processo a princípio em liberdade.
Porém, na audiência de custódia, a justiça colocou algumas condições, onde ela terá de comparecer mensalmente ao Poder Judiciário, justificar suas atividades, estar presente em todos os atos do processo, não ser processada por outro crime enquanto estiver respondendo por esse inquérito.
Também, proibição de ausentar-se da Comarca por mais de sete dias sem prévia comunicação e autorização do juízo e recolhimento domiciliar no período noturno (das 22hs00 às 06h00), bem como a proibição de abrigar qualquer outro animal no imóvel, além daqueles que já permanecerão sob sua responsabilidade, dada a falta de local para acolhimento”.
Nota Oficial da Secretaria Municipal de Meio Ambiente
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que acompanha de forma direta a situação envolvendo animais resgatados em ocorrência policial registrada na última terça-feira, 2 de setembro de 2025, no município.
Na qual houve constatação de crime de maus-tratos contra cães, gatos e tartarugas em uma propriedade localizada às margens da Rodovia Anhanguera.
Após a atuação da autoridade policial, os animais foram colocados sob responsabilidade de um fiel depositário, permanecendo no mesmo local, mas agora recebendo acompanhamento constante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da ONG SOS Animal.
De acordo com o médico veterinário responsável, a situação da matilha era crítica, especialmente em relação à alimentação. Desde então, está sendo realizado um trabalho diário de recuperação, que envolve cuidados clínicos, fornecimento adequado de ração, água e monitoramento das condições gerais de saúde e segurança dos animais.
A Prefeitura seguirá acompanhando o caso, garantindo os atendimentos necessários para a melhoria das condições de vida dos animais, ao mesmo tempo em que colabora com as autoridades competentes no andamento das medidas legais cabíveis.
Secretaria Municipal de Meio Ambiente.