Pelotões do policiamento ambiental da 2ª Cia. PMAmb, continuam fortemente na proteção ao meio ambiente

Desde sua chegada ao comando da 2ª Cia. PM Ambiental sediada na cidade de Piracicaba/SP, o Capitão PM Ivo de Moraes, vem colocando ações pontuais, além de aplicar com rigor a “Operação Impacto SP, sem fogo”, entre outras, além de motivar seus comandados, dando assim, rapidez nas ações, mostrando que o policiamento ambiental sob seu comando está voltado parta a proteção da fauna e da flora.
Destruir vegetação nativa objeto de especial preservação
Pelo município de Sumaré/SP, nesta quarta-feira, 20, os Cabos PMs Ferris e Diego Líria, do 1º Pelotão, em atendimento de denúncia sobre desmatamento oriundo do MAIS, a equipe constatou um terreno particular onde ocorreu corte raso da vegetação nativa ali existente, em área comum, correspondente a 0,37 ha.
Visto que a suposta autorização apresentada se trata de anuência da atividade expedida pela Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo.
Diante do exposto foi lavrado AIA no valor de R$ 2.035,00, e embargo da área objeto de autuação.
Por destruir vegetação nativa em Área Comum, agravado pelo uso de fogo
Nesta quarta-feira, 20, os Cabos PMs cunha e Ezequiel, do 1º Pelotão, pelo município de Limeira/SP, em decorrência da “Operação Impacto SP, sem fogo” se deslocaram monitorado, onde logramos êxito em constatar a destruição da vegetação em área comum, correspondente a 4,00 ha, destruindo vegetação nativa secundária em estágio médio, consumada mediante uso de fogo, sem autorização do órgão competente.
Diante dos fatos, na esfera administrativa lavrou-se o respectivo auto de infração ambiental nova valor de R$ 42.000,00, nos termos dos artigos 49 da resolução SIMA 05/21, sem prejuízo da responsabilidade penal conforme a Lei de Crimes Ambientais.
Policiamento Náutico na Operação Impacto – Força Total
Na quinta-feira, 21, em decorrência da Operação Impacto Força Total, o Subtenente César e Cabo PM Maurício, ocupando a viatura A-05298, e o 1º Sargento PM Dezidério e Cabo PM Luiz Augusto, com a BEM-05294, do 2º Pelotão, realizaram patrulhamento náutico e terrestre na Represa Graminha, no município de Caconde, com ações pontuais voltadas à fauna ictiológica e à prevenção de demais ilícitos ambientais e penais.

O patrulhamento abrangeu toda a extensão da represa até a divisa com o Estado de Minas Gerais.
Policiamento Náutico na Operação Impacto – Força Total
Pelo município de Pirassununga, na quinta-feira, 21, o Sargento PM Rubem, Cabo PM Fernando e Soldado PM Claudino, utilizando a viatura A-05204 e a EEMB-05299, do 1º Pelotão, MUNICÍPIO: Pirassununga/SP, em Operação Força Total, realizaram patrulhamento náutico no Rio Mogi-Guaçu, com ações pontuais voltadas à fauna ictiológica e à prevenção de demais ilícitos ambientais e penais.

Policiamento Náutico na Operação Impacto – Força Total
Os Cabos PMs Dearo e Luís Ricardo e o Soldado PM Sassigghi, do 3º Pelotão, na quinta-feira, 21, ocupando a viatura A-05207, e a EMB-05295, em decorrência da Operação Impacto Força Total, a realizaram patrulhamento náutico no Rio Tanguá, no município de Santa Maria da Serra até Artemis Piracicaba com ações pontuais voltadas à fauna ictiológica e à prevenção de demais ilícitos ambientais e penais.
Fiscalização de pesca/Apuração de denúncia de pesca em local proibido
Na noite de quarta-feira, 20, após o recebimento de várias denúncias tratando de ato de pesca predatória pelo Rio Mogi Guaçu, indicando que a ação dos possíveis predadores estaria ocorrendo a montante da barragem. Assim sendo, o 2° Sargento PM Fortes e Cabo PM Boscollo, do 1º Pelotão, realizaram abordagem, pelo “Porto de Canoas” situado a Rua Júlio João Ketelhut,, acima da Barragem da ARATU, Cachoeira de Emas, onde foram abordados quatro indivíduos em duas canoas, que estavam acabando de ‘apoitar’ pelo local.
Realizada a conferência do pescado, sendo aferida as medidas dos espécimes pescados e medida da malha do petrecho de pesca (tarrafa). Conferido a documentação dos indivíduos, carteira de pesca profissional, estando em ordem. Após a devida abordagem, indivíduos foram liberados, sendo orientados sobre a legislação vigente.
Após os policiais seguiram em diligência não sendo localizado pescadores em local proibido bem como petrechos armados. A fiscalização perdurou pela madrugada de quinta-feira, 21, frustrando a possível ação delituosa.

Operação Impacto – Força Total I
Está sendo desenvolvido entre os dias 21 e 23 de agosto, a Operação Impacto, em conjunto com a Operação Força Total, desta forma, os Cabos PMs Cunha, Trevisan e Ezequiel, do 1º Pelotão, realizaram patrulhamento náutico no Rio Mogi-Guaçu, com ações pontuais voltadas à fauna ictiológica e à prevenção de demais ilícitos ambientais e penais. O patrulhamento durou seis (6) horas, onde foi realizado vinte (20) quilômetros de águas navegadas, sendo quatro embarcações vistorias e quatro pescadores dentre profissionais e amadores fiscalizados.
Operação Impacto – Força Total II
Nesta sexta-feira, 22, pelo município de Pirassununga, os Cabos PMs Ezequiel e Cunha, do 1º Pelotão, utilizando a EEMB-A-05299, e o Sargento PM Fortes e Cabo Silvério, com a viatura A-05203, após realizada revista e preleção ao efetivo de serviço em decorrência da Operação Impacto Força Total, com ações pontuais de Polícia Ostensivo Ambiental e Preventiva Pontos de Estacionamentos, saíram em patrulhamento embarcado e terrestre.
Operação Impacto – Força Total III
Na sexta-feira, 22, o Sargento PM Fortes e Cabo PM Silvério, do 1º Pelotão, realizaram Ponto de Estacionamento, Bloqueio, Visibilidade e Policiamento pela Mata do Roque localizada na Estrada Municipal Rafael Rosolém – Bairro Rural do Roque, área de reserva particular do patrimônio natural e especialmente protegida.
Trata-se de uma área de interesse da Segurança Pública abrangida pelo planejamento operacional com ações de prevenção realizadas pelo Policiamento Ambiental contra a prática de crimes contra o meio ambiente e de infrações administrativas ambientais.

Operação Impacto – Força Total IV
Pelo município de Santa Cruz da Conceição, na sexta-feira, 22, o Sargento PM Fortes e Cabo PM Silvério, do 1º Pelotão, realizaram fiscalização ambiental com Ponto de Estacionamento, Bloqueio e Visibilidade pela Represa Doutor Euclides Rodolpho Morelli ponto de Turismo, Veraneio e Pesca amadora.
Trata-se de uma área de interesse da Segurança Pública abrangida pelo planejamento operacional com ações de prevenção realizadas pelo Policiamento Ambiental contra a prática de crimes contra o meio ambiente e de infrações administrativas ambientais
Operação Impacto – Força Total V
O Sargento PM Fortes e Cabo PM Silvério, do 1º Pelotão, na sexta-feira, 22, pelo município de Conchal, efetuaram Ponto de Estacionamento, Bloqueio, Visibilidade e Policiamento pela Mata dos Macacos, área de reserva particular do patrimônio natural e especialmente protegida.
Tratando-se de uma área de interesse da Segurança Pública abrangida no planejamento operacional com ações de prevenção realizadas pelo Policiamento Ambiental contra a prática de crimes contra o meio ambiente e de infrações administrativas ambientais.
Impedir/Dificultar regeneração natural

Na sexta-feira, 22, pelo município de Piracicaba/SP, policiais ambientais do 3º Pelotão, em decorrência da “Operação Impacto Força Total/ SP Sem Fogo” em atendimento a demanda SIGAM referente a supressão de vegetação em app, oriunda do ‘MAIS’ (Monitoramento Ambiental por Imagens de Satélites), flagraram em uma área contigua, uma escavadeira hidráulica realizando escavação em área considerada de preservação permanente projetada por curso d’água inferior a 10 metros (APP de 30 metros).
Os policiais ao realizarem a fiscalização quanto a autorização do órgão ambiental para realização das intervenções, o qual foi apurado que a empresa não possui autorização.
Face ao exposto, na esfera administrativa foi lavrado Auto de Infração Ambiental, valor não divulgado, com sanção de multa simples com base no Artigo 48 Caput da Resolução SIMA 05/21, com consequente embargo da área objeto da autuação e sem prejuízo da responsabilidade penal. O maquinário foi apreendido.
Informações e Imagens – 2ª Cia. PM Ambiental