Como ser voluntário da justiça?
O voluntariado é definido, de maneira geral, como um exercício no qual o indivíduo dedica seu tempo a atividades que promovam o bem estar social sem remuneração, por interesses pessoais, religiosos ou forte sentimento cívico.
Desse modo, a pessoa que se dedica ao voluntariado, também chamado de voluntário, presta serviços que não são remunerados visando o bem estar na comunidade em que vive. O voluntariado, inclusive, faz parte de um dos setores da sociedade (o terceiro setor).
Como assim? O que é terceiro setor?
A sociedade é dividida em três setores: o primeiro setor, que diz respeito às ações do Estado (as organizações governamentais responsáveis pela administração pública); o segundo setor, que diz respeito às instituições privadas cujo objetivo é a acumulação de capital e a obtenção de lucro; o terceiro setor, que são as organizações privadas sem fins lucrativos, cujo objetivo é atuar em prol do bem comum e da cidadania.
Além disso, no terceiro setor, majoritariamente, a mão de obra é voluntária. Ou seja, grande parte das pessoas que dedicam seu tempo às atividades do terceiro setor não estão sendo remuneradas; são voluntárias.
Quais as vantagens de ser voluntário?
Além de disponibilizar tempo e conhecimento para o crescimento da sociedade. O voluntário aprende com a troca de conhecimento e experiências que apenas esse tipo de atividade pode proporcionar, além do crescimento pessoal, acima de tudo.
Para ser voluntário é necessário fazer parte do terceiro setor?
Normalmente, quem deseja prestar trabalho voluntário, dirige-se ao terceiro setor. É lá que se concentra a maior parte da demanda por voluntários. No entanto, não é necessário estar no terceiro setor para se voluntariar.
O serviço voluntário pode ser realizado no primeiro setor também, no Poder Judiciário, por exemplo.
O que faz um voluntário da justiça?
A Resolução 292/2019 do CNJ fala sobre as áreas de atuação do voluntários do Poder Judiciário. Assim, de acordo com ela, os voluntários podem atuar na orientação e capacitação de servidores em estágio probatório e em atividades de atendimento ao público, auxiliando em atividades cartorárias e das áreas-meio dos tribunais.
Quem pode ser voluntário da justiça?
Podem ser voluntários:
Magistrado aposentado;
Servidor público aposentado;
Estudante ou graduado em curso superior.
Entretanto, não podem ser voluntárias as pessoas que exercem atividades advocatícias. Por exemplo, advogados de família são impedidos de prestar o trabalho voluntário. Além disso, estagiários de escritórios de advocacia também não podem se voluntariar. A única exceção é quando a atividade voluntária for exercida exclusivamente em áreas-meio do tribunal.
Setor de Comunicação: Escritório de Advocacia Valença, Lopes e Vasconcelos


Vendedor é preso por Lesão Corporal (Violência Doméstica), Ameaça, podendo responder por Tentativa de Homicídio
Dois condenados (foragidos) da justiça foram presos no Dia de Todos os Santos
RESUMO. Ações da GCM de Porto Ferreira resulta em prisão de traficante, apreensões de drogas e recuperação de motocicleta
Prefeito de Leme realiza ações culturais, saúde, meio ambiente e projetos culturais
Capitão PM Ivo de Moraes esclareceu durante entrevista tudo sobre o período do Defeso (Piracema)
Indústria de Pirassununga sofre ação de despejo por falta de pagamento