Cachoeira de Emas recebe milhares de turistas no Domingo de Ramos
A festa cristã que comemora a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém – há mais de 20 séculos -, movimentou dois municípios da Região Turística Histórias e Vales, Tambaú e Pirassununga, que receberam mais de dez mil visitantes, somente no “Domingo de Ramos”.
Segundo projeções de forças policiais e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, dos 178 ônibus de fieis que estiveram em Tambaú participando das missas e procissões, desde a alvorada do último domingo (9), por volta das 5 horas da manhã, pelo menos 150 deles começaram a chegar em Cachoeira de Emas após às 9 horas. A maior movimentação de turistas ocorreu entre o meio-dia e 14 horas.
O principal polo turístico do município recebeu, mais de 10 mil turistas. A data é sempre muito esperada pelos comerciantes locais. “A grande movimentação, sob todos os aspectos, superou nossas expectativas”, conta o administrador do distrito, Maurício Furlan. “E com os comerciantes não foi diferente: os restaurantes, quiosques e lanchonetes permaneceram praticamente lotados o tempo todo”, disse.
No Centro Comercial “Eunice Alves Rosa”, a grande quantidade de pessoas ocasionou um congestionamento nos corredores onde estão as lojinhas. Nem todos os artesãos e comerciantes saíram satisfeitos com as vendas realizadas. Para atender aos turistas paulistas e mineiros, em sua maioria, as Secretarias Municipais de Governo e de Cultura e Turismo tiveram o apoio das pastas de Obras e Serviços, Segurança Púbica, Saúde e de Planejamento e Desenvolvimento Econômico.
• Trabalho conjunto – Coube ao Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) coordenar, orientar e conduzir os ônibus, vans e veículos de passeio aos estacionamentos. Já Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar também tiveram papel importante no “Domingo de Ramos”, atendendo várias demandas e a tranquilidade a todos que lá estiveram.
Os fiscais de posturas fiscalizaram e autuaram ambulantes não-autorizados, efetuando apreensões de óculos e demais produtos. As ambulâncias atenderam à várias ocorrências, sem maiores gravidades. Na região da “prainha”, sempre lotada, os salva-vidas, atentos a tudo e a todos, desempenharam, segundo Furlan, um ótimo trabalho, tendo de intervir em alguns excessos por parte os banhistas.
Mesmo com o grande número de turistas, os banheiros existentes e os químicos que foram locados especialmente para o “Domingo de Ramos”, em Cachoeira de Emas, instalados em pontos estratégicos do distrito, conseguiram evitar a ocorrência de filas.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Pirassununga agradece o responsável pelo Departamento de Turismo de Tambaú, Edilson Freitas, pela troca de informações tão importantes para o bom andamentos dos trabalhos alcançados, que beneficiam e fortalecem sobremaneira a Região Turística Histórias e Vales, da qual Pirassununga e Tambaú fazem parte.


Desocupado e Pizzaiolo presos pela FT da 3ª Cia de Pirassununga por condenações da Justiça
Vereadores propõem reconhecimento das ADIs como profissionais do magistério
Du da Farmácia participa de assinatura de convênio do programa Bairro Paulista
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, do 5º BPMAmb, exemplo a serem seguidos no combate aos crimes ambientais
Prefeitura de Leme divulga balanço de ações e cronograma de serviços
Polícia Militar de Leme continua intensificando as ‘operações policiais’