Representantes do SAEP conhecem sistema contra perdas de Indaiatuba
Na última semana do mês de março passado, o superintendente do Serviço de Água e Esgoto de Pirassununga/SP, João Alex Baldovinotti (SAEP) designou um grupo de servidores da autarquia para seguirem até a cidade de Indaiatuba – região metropolitana de Campinas – com o objetivo de adquirir ainda mais conhecimentos para melhor desenvolver o trabalho de controle de perdas no abastecimento de água tratada Pirassununga.
Foram designados quatro funcionários que integram a Comissão de Controle de Perdas para uma visita de cortesia ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), de Indaiatuba, autarquia que se destaca por esse trabalho no Estado de São Paulo. De acordo com o relato da comissão, o SAAE daquela localidade tem perdas muito pouco significativas.
Para o engenheiro Marcus Valsecchi, do SAEP, “praticamente todo o sistema de abastecimento de água em qualquer cidade ou país, sofre com perdas durante o processo de tratamento e distribuição de água”. No entanto, apesar deste controle ser realizado pelo SAEP há bastante tempo, o superintendente João Alex Baldovinotti (SAEP) afirma que esse trabalho é essencial para a cidade e por isso, busca mais informações para capacitar os funcionários que compõem o Setor de Controle de Perdas da autarquia pirassununguense.
As trocas de hidrômetros, por exemplo, são de suma importância, pois alguns deles após cinco anos de uso podem apresentar desgaste nos mecanismos internos, impedindo o registro do consumo real no imóvel e até ocultar um possível vazamento interno. Essas trocas são realizadas e visa combater o desperdício de água, além de garantir a qualidade e eficiência da leitura do consumo mensal. Além desse trabalho com os hidrômetros, o geofonamento (geofone, um aparelho semelhante ao estetoscópio dos médicos, que “ouvem” a rede de água a procura de vazamentos não visíveis), e os consertos de vazamentos, também contribuem para o combate às perdas de água


Crise na Segurança de Pirassununga: GCMs relatam “mãos atadas” e desmonte no combate ao crime
GCM de Pirassununga fiscaliza “bar Bodeguita”. Secretário de Segurança Municipal não divulga fotos das medições. Dois pesos e duas medidas
Polícia Ambiental divulga balanço positivo das operações Pré-Piracema e Piracema na região
Governo de SP mobiliza gabinete de crise para chuvas na próxima semana e define ações de prevenção com municípios
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Pirassununga salvou Natal dos servidores públicos municipais
“Monstro” confessa ter assassinado esposa e três filhos