Campanha de vacinação antirrábica será em junho
Na primeira quinzena do próximo mês de junho, dias 3 e 10 – dois primeiros sábados – a Vigilância Epidemiológica organiza a Campanha Municipal de Vacinação contra a raiva animal, doses destinadas para cães e gatos acima de três meses de vida.
A imunização destes animais é essencial para a saúde pública, pois, uma vez manifestada a incidência de raiva animal, passa haver perigo real de contágio para o ser humano. A raiva é um vírus que pode ser transmitida dos animais contaminados para o homem e a taxa de mortalidade da doença – que atinge apenas os mamíferos – é de praticamente 100% dos casos.
Os principais transmissores são os animais silvestres como morcegos, gambás, macacos entre outros, que contaminam cachorros, gatos e o próprio ser humano de forma acidental. O contágio é feito por meio de “troca” de secreções, pelo contato sanguíneo, ou mordida.
No caso da raiva canina, esta tem alguns tipos e fases e é incurável. Somente a vacinação prévia pode evitar a proliferação da doença. Os principais sintomas são o aparecimento repentino de agressividade do animal contaminado, salivação excessiva e paralisia, além de mudança de comportamento, tornando o animal mais quieto, cansado e bravo, que se “esconde” em locais escuros e ficam agitados. Esta fase inicial tem duração aproximada de um a três dias, e os sintomas, após o período de incubação pode variar de três a seis semanas.
Segundo a agenda programada pela Vigilância Epidemiológica, a vacinação acontece em duas etapas: dia 3 (sábado), das 9 às 16 horas, a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos será realizada, nos seguintes postos:
*Vila Santa Fé – USF da Vila Santa Fé;
*Cachoeira de Emas – USF do Jardim Limoeiro;
*Zona Norte – USF do Jardim São Valentim, USF do Parque Clayton Malaman e EMEI “Professora Lenira Papa”, portão dos fundos, no Jardim das Laranjeiras.
A vacinação prossegue no dia 10 – segundo sábado do mês de junho – para mais nove unidades:
*Jardim Ferrarezi – USF do Jardim Ferrarezi;
*Centro – chaveiro, em frente ao Supermercado Covabra;
*Vila São Pedro – USF da Vila São Pedro;
*Jardim São Fernando – Igreja Santa Rita de Cássia;
*Jardim Morumbi – EMEI “Professora Therezinha Rodrigues”;
*Vila Redenção – USF da Vila Redenção;
*Jardim Kamel – USF do Jardim Kamel;
*Jardim do Lago – portão dos fundos do Parque Municipal “Temístocles Marrocos Leite”;
*Vila Pinheiro – na sede da Secretaria Municipal de Saúde, à rua Siqueira Campos, nº 1116.
Informações gerais sobre a vacinação e outras atividades da Vigilância Epidemiológica podem ser obtidas no CEM ou pelo telefone (19) 3561-6292.


Desocupado e Pizzaiolo presos pela FT da 3ª Cia de Pirassununga por condenações da Justiça
Vereadores propõem reconhecimento das ADIs como profissionais do magistério
Du da Farmácia participa de assinatura de convênio do programa Bairro Paulista
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, do 5º BPMAmb, exemplo a serem seguidos no combate aos crimes ambientais
Prefeitura de Leme divulga balanço de ações e cronograma de serviços
Polícia Militar de Leme continua intensificando as ‘operações policiais’