Suspeito em furtos e abatimentos de gados é detido pela PM e liberado após pagamento de fiança
Durante a tarde desta terça-feira, 21, em uma ação integrada do policiamento de área da 3ª Cia. PM de Pirassununga do 36º BPM/I e do 1º Pelotão de PM Ambiental de Pirassununga, da 7ª Cia. PMA, no combate ao furto e abate de gado em propriedades agrícolas, com muita eficiência, o policiamento logrou êxito em deter um suspeito, o qual foi preso, mas ao pagar fiança foi colocado em liberdade.
O que mais chamou atenção nesta ocorrência, é o fato que o indivíduo, que é investigado em furtos e abates de gados em propriedades rurais da região se identificou como sendo um “pecuarista”, porém, pagaria aluguel, ou arrendamento de uma pequena área rural localizada na região oeste/norte, ao longo da rodovia Anhanguera, município pirassunguense.
A ação do policiamento ambiental contou com a presença do Sargento PM Guimarães, Cabo PM Ezequiel e Soldado PM Colombo. Já pelo policiamento de área estiveram a frente o Tenente PM Lançoni, Sargento PM Willians e Soldado PM Farias, dos Cabos PMs Nilson e Furlan, estes apresentaram a ocorrência junto ao plantão do 1º DP da Central de Polícia Judiciária de Pirassununga.
Polícia Militar Ambiental
Em decorrência de ações integradas com equipes do Policiamento Territorial de Pirassununga (I-36380 1° Ten PM Lansoni e 1° Sgt PM Willian / I-36316 Cb PM Furlan e Cb PM Nilson) voltadas a coibir o furto de gado (Abigeato) na área rural, foi logrado êxito pelas equipes envolvidas em flagrar a posse ilegal de uma (1) de fogo (espingarda calibre 36), um (1) simulacro de pistola Glock e uma espingarda de ar comprimido.
No interior da propriedade foi verificada a existência de uma (1) ossada bovina com indícios da realização do abate não humanitário de animais, bem com em um freezer foi constatado o depósito de 67 kg de carne de origem animal (bovino). Diante do exposto, foi lavrado o Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 3.000,00 por ato de maus tratos, violação do artigo 29 da Resolução SMA 48/14, cabendo salientar que o infrator foi conduzido à C.P.J de Pirassununga acompanhado de os materiais apreendidos para adoção das providências penais cabíveis.
Polícia Militar Territorial
De acordo com a resenha do policiamento territorial, indivíduos praticariam furtos de gado pela área rural de Pirassununga e região, sendo que morariam em uma antiga Empresa falida, às margens da Rodovia Anhanguera, e que na casa havia armas de fogo e munições, além de uma carcaça dos restos mortais de um dos animais furtados.
Diante dessa informação, com apoio do Policiamento Ambiental, para deslocar até o referido local e verificar a veracidade da denúncia.
Foi realizado o cerco na propriedade onde foram abordados dois indivíduos.
Em revista ao imóvel, no armário da cozinha encontrada uma réplica, de uma pistola, cor preta e, no quarto, atrás da porta, foram localizadas duas espingardas, sendo uma calibre 36 e uma de chumbo, calibre 4,5 além de uma caixa de papelão, contendo 17 cartuchos íntegros da cal. 36 e um cartucho deflagrado.
Questionado sobre os armamentos e as munições, o homem que disse ser “pecuarista” disse ser para sua proteção e de sua família, e ainda nos levou a um local onde foi localizada uma carcaça de um animal (aparentando ser um bovino), já em avançado estado de decomposição, que detido disse, que esse animal era seu, porém, o havia matado depois que o mesmo adoeceu.
O deletado de plantão Maurício Miranda de Queiroz, arbitrou fiança no valor de R$ 1.100,00 sendo recolhida e assim colocando o indiciado em liberdade. Foi apreendida a espingardada calibre 36 e as respectivas munições, os demais objetos foram devolvidos, com sendo uma “espingarda de pressão” e um simulacro.
O “pecuarista” deixou satisfeito o Distrito Policial, pois, tinha muito a de tratar de seu rebanho, sendo dezessete (17) que teriam notas de compra e uma (1) que apesar não ter nota fiscal de propriedade não foi apreendida.
De acordo com conversas entre verdadeiros agricultores e pecuaristas, muitas coisas se desenrolarão, pois, policiais civis de outras cidades estão realizando investigações, porém, não serão mencionados fatores outros, isto em relação aos furtos e abates de animais, bem como de implemento agrícolas para não atrapalhar investigações.
Nosso editor esta acompanhando com exclusividade, várias destas investigações e, com riquezas de fotos.
Fotos do site, da Polícia Militar Ambiental e de Área