SESI faz doação de alimentos não-perecíveis à Semana Nenete
Ao realizar a troca de alimentos não-perecíveis por ingressos para a festa junina que acontece nesta sexta-feira (30), os alunos da Escola SESI de Pirassununga/SP arrecadaram cerca de 1.5 mil produtos, entre leite e outros mantimentos não-perecíveis.
“Conversando com nossa equipe, decidimos doar os produtos à “Porteira do Coração, cuja proposta envolve a solidariedade das crianças”, conta a diretora do SESI de Pirassununga, Fabiana Raquel Pita.
“Nossos alunos estão trabalhando com os projetos ‘Eixo Integrador’ (do 6º ano ao Ensino Médio) e o ‘Projeto Didático’ (do 1 aos 5 anos), nos quais desenvolvem ações com temas propostos pelo SESI, como por exemplo o ‘Eixo de Matemática’. Com o tema ‘Dizem que o apressado come cru… mas come’, que trata da questão da fome no mundo, desenvolvemos a sensibilidade de nossos alunos para o auxílio à quem mais necessita”, explica Fabiana.
Para a entrega dos alimentos ao Fundo Social de Solidariedade, Fabiana Pita preparou um evento especial no saguão principal da Escola SESI, na manhã da última segunda-feira (26), com a participação dos alunos, professores e funcionários da instituição.
Os próprios alunos entregaram os alimentos à primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Liliane Pavão Alves Lindo, e ao secretário municipal Roberto Bragagnollo (Cultura e Turismo) que, sensibilizados, agradeceram a todos por tão nobre gesto vindo de uma instituição de ensino.
• Porteira do Coração – A “Porteira do Coração” é uma ação criada em 2007 pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o objetivo arrecadar alimentos não-perecíveis junto ao grande público que prestigia a Semana Nenete, que tem entrada gratuita. A doação é espontânea: doa quem quiser, doa quem puder.
Pela primeira vez desde que a Semana Nenete foi criada, a Secretaria de Cultura e Turismo e o Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Pirassununga e a Secretaria Municipal de Educação, iniciaram este ano um projeto junto às redes de ensino locais, focado na “Porteira do Coração”. Com a participação dos professores, o objetivo é estimular a solidariedade entre os alunos, com envolvimento das famílias.
Nesta semana que antecede o início das férias escolares, as crianças estão recebendo um “convitinho especial” sugerindo aos pais que incentivem seus filhos a doarem, num dos dias da festa, 1 kg de alimento não perecível. Cada impresso traz como sugestão um alimento da cesta básica que pode ser doado.
Se as ações solidárias devem fazer parte da educação das crianças, a campanha “Porteira do Coração”, ao adentrar no âmbito escolar, visa incentivar a solidariedade entre as crianças.
O fato de escolas envolverem os alunos em campanhas – como faz a Escola SESI e algumas instituições de ensino locais – é muito importante para a formação da criança. Mas o incentivo maior costuma vir da família.
• Solidariedade – Iniciativas beneficentes são resultado da educação recebida em casa e na escola. “Nossa proposta, com a Porteira do Coração é que a criança, ela mesma, acompanhada dos pais, experimente a sensação que é doar, de estar entregando, com as próprias mãos, 1 kg de alimento não perecível que vai ajudar crianças de outras famílias, que precisam muito desse alimento”, esclarece Liliane Pavão Alves Lindo.
A “Tulha do Coração”, posto único para a entrega dos alimentos, ficará montada durante a Semana Nenete na plataforma da Estação da FEPASA. Segundo Liliane, os alimentos arrecadados durante a Semana Nenete serão distribuídos às famílias mais necessitadas de Pirassununga, que têm crianças.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Pirassununga


Falecimento da Sra. Lizinetz Brandão Marins.
Sinistro envolvendo motocicleta e utilitário deixa vítima em estado generalizado e outro leve
2ª Cia. PM Ambiental na Operação Pré-Piracema: Protegendo a Vida Aquática Antes do Defeso. Veja reportagem completa
Obras de infraestrutura no bairro Cristo Redentor buscam solução para alagamentos
Descalvado anuncia “Campanha de Atualização dos Rebanhos – 1º e 2º Semestres”
Veja as principais ações de Leme divulgadas pela SECOM na sexta-feira, 24 de outubro