Sem novos casos, Vigilância segue monitoramento casos suspeitos de dengue
A dengue e demais doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti seguem sob controle no município de Pirassununga. Após um surto ocorrido há quase dois anos, a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica aumentaram seus esforços para que a dengue, zika, chikungunya e até mesmo a febre amarela continuem longe dos lares pirassununguenses.
Os quatro mutirões realizados entre os meses de janeiro e março passado, pela Vigilância, Setor de Limpeza e o auxílio logístico de várias secretarias, foram essenciais para que não houvesse o registro de casos. Desde abril passado, as temperaturas mais amenas e frias, além da diminuição do índice pluviométrico contribuíram para a contenção de registros destas doenças. Apenas um único caso foi registrado, porém, a contaminação foi “importada” e o paciente está sob tratamento intensivo.
Neste quinto mês do ano, a Vigilância Epidemiológica volta a divulgar mais um balancete parcial e semanal dos possíveis casos destas doenças (dengue, chikungunya e zika). E estes dados, inicialmente, são positivos: há mais de 150 dias, a cidade não registra quaisquer casos das doenças causadas pelos vetor aedes aegypti.
Na atualização da primeira semana de maio, os números ainda seguem positivos e a Vigilância Epidemiológica notificou os mesmos 47 possíveis casos de dengue das últimas duas semanas, sendo que 44 já foram descartados; sendo dois em investigação. Os possíveis sintomas de chikungunya, que foram somados três casos possíveis e todos descartados, também nas cinco últimas semanas; e os quatro casos suspeitos de zika também são acompanhados pela Saúde Pública, sendo três “sob suspeita”.
Outro perigo que ronda a região, a febre amarela, também não possui qualquer caso notificado ou sob suspeita. Informações gerais sobre estas doenças podem ser obtidas no CEM ou pelo telefone (19) 3561-6292.
Imprensa Oficial do Município de Pirassununga


Desocupado e Pizzaiolo presos pela FT da 3ª Cia de Pirassununga por condenações da Justiça
Vereadores propõem reconhecimento das ADIs como profissionais do magistério
Du da Farmácia participa de assinatura de convênio do programa Bairro Paulista
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, do 5º BPMAmb, exemplo a serem seguidos no combate aos crimes ambientais
Prefeitura de Leme divulga balanço de ações e cronograma de serviços
Polícia Militar de Leme continua intensificando as ‘operações policiais’