Seis dicas para ficar com a barriga chapada

Especialistas explicam como a combinação entre alimentação e atividade física pode ajudar a definir o abdômen
Jade Picon, Sabrina Sato, Patricia Ramos e Deborah Secco são algumas das celebridades que chamam a atenção pelo corpo definido e pela barriga chapada. Nas redes sociais, as fotos com top e calça legging fitness recebem diversos comentários que exaltam o shape.
De acordo com especialistas, é possível conquistar um abdômen definido como o das artistas, mas, para isso, é importante seguir orientações específicas e, quando necessário, mudar os hábitos.
Adotar uma alimentação balanceada, evitar o consumo de determinados alimentos, manter uma boa hidratação, exercitar-se regularmente e combinar exercícios localizados com aeróbicos são algumas das orientações para alcançar a tão sonhada barriga chapada.
Para quem busca esse objetivo, há orientações que podem ajudar a conquistá-lo. No entanto, especialistas destacam que o mais importante é assegurar a satisfação com o próprio corpo, independente de padrões. É ela quem garante autoestima e segurança para comprar biquíni cintura alta, maiô, cortininha, meia taça ou qualquer outro modelo e se sentir bonita e confortável.
Adote uma alimentação balanceada
Um dos principais fatores para conquistar a barriga chapada é a alimentação. Especialistas explicam que, ao contrário do que muitos pensam, para alcançar esse objetivo não se deve adotar dietas restritivas, mas, sim, comer de forma saudável.
Em entrevista à imprensa, a nutricionista Fernanda Lopes destaca que todos os grupos alimentares são importantes nesse processo, principalmente as proteínas magras e as fibras.
Conforme explica a profissional, as proteínas magras ajudam a preservar a massa muscular, promovem maior saciedade e auxiliam na queima de gordura. Frango, peixe, ovos e tofu são opções para quem busca um abdômen definido.
Já as fibras são essenciais para o bom funcionamento do intestino, evitando o estufamento abdominal. Adicionar ao cardápio vegetais, verduras, grãos integrais e sementes, como chia e linhaça, contribui para a ingestão adequada de fibras.
Evite alimentos processados e gordurosos
Os vilões da barriga definida são os alimentos gordurosos e processados. Em entrevista à imprensa, a nutricionista Adriana Stavro explica que esse grupo de alimentos contribui para a retenção de líquidos, deixando a área abdominal mais inchada.
O mesmo vale para os refrigerantes e o álcool. Os dois também favorecem a retenção de líquidos e o acúmulo de gordura na barriga. De acordo com Adriana, se for consumir refrigerantes ou bebidas alcoólicas, prefira opções zero e intercale com água.
Mantenha a hidratação
Outro aspecto da alimentação que ajuda a alcançar a barriga chapada é a hidratação. De acordo com Fernanda, a água auxilia na eliminação de toxinas e reduz a retenção de líquidos. A profissional recomenda beber, no mínimo, dois litros de água por dia e destaca que os chás também são bons aliados.
Crie o hábito de se exercitar
Muitas mulheres insatisfeitas com a própria barriga acabam adquirindo o hábito de não expor a região em dias de praia e piscina. Em alguns casos, elas até evitam estar nesses lugares. Por isso, buscar a satisfação com o próprio corpo é importante.
Em entrevista à imprensa, a educadora física, especialista em saúde da mulher pela Universidade de São Paulo (USP), Lana Pessoa, informa que a prática regular de atividade física é fundamental para quem deseja um abdômen definido.
Não foque apenas em treinos de abdômen
Uma prática comum entre quem deseja uma barriga chapada é focar apenas em exercícios para essa região. Lana destaca que é importante trabalhar o corpo todo, combinando treinos localizados com aeróbicos para potencializar a queima de gordura.
Uma dica dada pela profissional são os treinos no estilo Hiit. Segundo a educadora física, esses exercícios, de alta intensidade, com pequenos intervalos de descanso e somados a variações de abdominais promovem a queima de gordura e fortalecem a musculatura da região.
Consultar um especialista pode ajudar a acelerar o processo
Adriana explica que a alimentação e a atividade física juntas podem ajudar a definir o abdômen, mas ressalta que, em alguns casos, o processo pode não ser tão rápido quanto se deseja. Por isso, recomenda buscar uma equipe especializada para acompanhar de perto a evolução da pessoa.
Nesse caso, é possível contar com nutricionista, endocrinologista e educador físico para traçar as melhores estratégias para promover o emagrecimento e a redução de gordura na região.
Crédito: Freepik


Falecimento do Sr. Eduardo José Espinosa
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, continua com atuação acima da meta em defesa do meio ambiente
Loteria Municipal. Projeto dos vereadores Fabrício, Théo, Caridade e Sandra Vadalá, teria nascido morto, de acordo com o STF
Decisão de 1ª Instância anula a CEI dos Milhões em Pirassununga
Vereador Wellington Cintra e seus critérios