Saúde alerta para campanha Janeiro Roxo em Pirassununga
O Dia Mundial de Combate à Hanseníase será celebrado no próximo dia 28 deste mês de janeiro, campanha esta que tem o reconhecimento internacional, e por este motivo, instituído como “Janeiro Roxo”. A data tem como objetivo orientar a população sobre as causas, os sintomas e o tratamento da doença que ainda gera muito preconceito e dificulta o diagnóstico e prevenção da doença.
A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa, transmissível e curável que atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, mas também pode afetar outros órgãos. Os principais sintomas na pele são manchas avermelhadas ou esbranquiçadas em regiões que perdem a sensibilidade e os pelos, nódulos, dores, cãibras, formigamento de mãos e pés. Já nos nervos, há a perda de movimentos, diminuição da força muscular, ressecamento dos olhos, atrofia dos dedos.
A hanseníase tem cura, mas, se não diagnosticada e tratada a tempo, pode provocar sequelas irreversíveis: pelo menos 90% da população têm defesa natural contra a doença, mas a hanseníase leva de 5 a 10 anos para se manifestar, portanto é preciso estar alerta aos sinais e sintomas. O tratamento, chamado de poli quimioterapia (PQT), é garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e consiste em uma associação de antibióticos, com duração de seis a 24 meses, dependendo do estágio da doença e da resposta de cada paciente. Durante o período de tratamento, o paciente não precisa ficar isolado, podendo realizar suas atividades normalmente, sem restrições.
Nos últimos cinco anos, 26 pessoas foram diagnosticadas com a doença e tratadas no município de Pirassununga/SP. Como atividade para celebrar o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, as Unidades de Saúde da Família (USF) devem realizar, durante o horário de funcionamento – no próximo dia 26, última sexta-feira do mês -, orientações sobre a doença e avaliação de casos suspeitos.
Informações sobre a hanseníase podem ser obtidas nas Unidades de Saúde (UBSs) ou na própria Vigilância Epidemiológica, que está localizada à rua 15 de Novembro, n° 1018, no centro, ou pelo telefone (19) 35616292.


Desocupado e Pizzaiolo presos pela FT da 3ª Cia de Pirassununga por condenações da Justiça
Vereadores propõem reconhecimento das ADIs como profissionais do magistério
Du da Farmácia participa de assinatura de convênio do programa Bairro Paulista
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, do 5º BPMAmb, exemplo a serem seguidos no combate aos crimes ambientais
Prefeitura de Leme divulga balanço de ações e cronograma de serviços
Polícia Militar de Leme continua intensificando as ‘operações policiais’