Receptação: Guarda Civil Municipal detém homem com celular furtado
Um flagrante de receptação de telefone celular furtado aconteceu durante a noite desta sexta-feira (9) pela Avenida Newton Prado, em Pirassununga. A Guarda Civil Municipal conseguiu localizar o aparelho junto a um jovem de 23 anos, que acabou confessando que sabia da sua procedência ilegal. O caso ocorreu por volta das 19h30.
Segundo o boletim de ocorrências, os GCMs Cleber e Bravim realizavam patrulhamento de rotina quando viram o suspeito pela avenida. Foi feita a abordagem e em revista pessoal foi encontrado um telefone celular marca LG. Foi feita pesquisa através do IMEI do aparelho que constou ser produto de furto pelo dia 1º de junho deste ano – com boletim de ocorrência registrado no 1º Distrito Policial.
O rapaz acabou confessando que adquiriu o celular pelo preço de apenas R$ 20 e que sabia que era produto de crime, uma vez que a pessoa que lhe vendeu teria assumido que realmente praticou o furto. Diante dos fatos, ele foi encaminhado ao Plantão Policial para que as providências cabíveis fossem tomadas.
A delegada Tatiane Parizotto ratificou a voz de prisão dada pelos Guardas Municipais e determinou R$ 900 de fiança – que foram pagos. O autor então irá responder pelo delito em liberdade. O celular foi apreendido.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de SP, atualmente cerca de 30% dos crimes de roubo e furto no estado de São Paulo têm como alvo o aparelho de celular. Desde 2015, a Polícia Civil passou a registrar nos boletins de ocorrência o IMEI dos celulares roubados e furtados.
Cuidados
Em fevereiro de 2016, a Polícia Militar passou a realizar consultas de IMEI pelo terminal móvel de dados das viaturas, agilizando e dando efetividade para suas ações de fiscalização e aumentando o número de aparelhos recuperados em receptação. Outra providência adotada foi o estabelecimento de rotina de envio diário de lista desses IMEIs para as operadoras, que realizam o bloqueio em até 72h.
A população pode colaborar com o combate ao comércio ilegal: Ao registrar um boletim de ocorrência de roubo ou furto de celular, a pessoa deve informar o IMEI do aparelho. Também é importante desconfiar de preços muito baixos ao comprar aparelhos de terceiros. Antes de adquirir um celular de terceiros, é recomendável verificar a procedência, consultando o site da Anatel para saber se o aparelho possui alguma restrição.


Desocupado e Pizzaiolo presos pela FT da 3ª Cia de Pirassununga por condenações da Justiça
Vereadores propõem reconhecimento das ADIs como profissionais do magistério
Du da Farmácia participa de assinatura de convênio do programa Bairro Paulista
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, do 5º BPMAmb, exemplo a serem seguidos no combate aos crimes ambientais
Prefeitura de Leme divulga balanço de ações e cronograma de serviços
Polícia Militar de Leme continua intensificando as ‘operações policiais’