Feira do Agricultor de Pirassununga inicia nova fase após cobranças da imprensa local

Prestes a completar quatro anos, da segunda fase da Feira do Agricultor de Pirassununga, dá início a uma nova fase. Realizada semanalmente às quartas-feiras, a feira funcionava na Estação da Fepasa, na plataforma conhecida como Centro de Eventos Dona Bellila. O portal reporternarece.com.br, por meio do Facebook e de seus programas jornalísticos diários apresentados por Ademir Naressi, através do programa A Voz do Povo, levado pelas Webs Rádios Mundial FM Pirassununga e Piracema Plus, sempre cobriu o evento, destacando os produtos frescos, a procedência dos alimentos e agregando valor para atrair novos consumidores.
Contudo, devido à realização da Semana Nenete e às obras de reforma na Estação da Fepasa, a feira foi transferida para o CEFE Médici. Sem a assistência adequada da Secretaria Municipal de Agricultura — órgão que deveria dar sustentabilidade aos produtores —, o novo local mostrou-se contramão e sem a infraestrutura necessária para a venda dos produtos, gerando uma onda de reclamações de feirantes e clientes.
As cobranças foram levadas ao ar continuamente durante semanas pelo portal reporternarece.com.br e pelas emissoras parceiras (Web Rádio Mundial FM, Pila e Piracema Plus).

Como resultado dessa pressão jornalística, na última quarta-feira os feirantes foram finalmente remanejados para o Armazém Cultural Dito Micotti, onde a feira ocorreu com sucesso. Embora o início do evento, por volta das 15h30, tenha apresentado iluminação fraca, ao cair da noite novas lâmpadas foram acesas, garantindo uma boa luminosidade e agradando a produtores e consumidores.
Como de costume, políticos compareceram ao local para tentar assumir o crédito pela mudança. No entanto, destaca-se que foi o trabalho incessante da imprensa local que garantiu um espaço digno enquanto as reformas da Fepasa não são concluídas — lembrando que existe uma legislação municipal que rege a feira.

Além disso, é fundamental reconhecer o papel do Sindicato Rural de Pirassununga na capacitação e organização dos produtores por meio de diversos cursos. Fortalecer o agricultor familiar local garante que a renda permaneça no município, movimentando o comércio e a compra de insumos em Pirassununga. Esse cenário difere de outros eventos, como a Feira da Gastronomia, em que grande parte dos expositores vem de fora, utilizam a estrutura custeada pelo município e levam os recursos para outras cidades.
Apoiar o produtor e o comerciante local é fazer verdadeira política pública para o desenvolvimento de Pirassununga.


Concurso Gastronômico “Sabores de Leme”
GCM de Porto Ferreira apreende mais de 250g de drogas no Jardim Esperança
Quem fica com o pet? Separações ganham novas regras para definir convivência e despesas
Polícia Militar Ambiental deflagra Operação “Dia da Árvore” na região
Setembro Verde – XI Semana da Pessoa com Deficiência em Leme
EDITAL