Raul Nogueira assume Prefeitura de Leme durante férias de Claudemir Borges

O vice-prefeito Raul Nogueira (Xuxu) assumiu temporariamente a chefia do Executivo de Leme/SP, em virtude das férias regulamentares do prefeito Claudemir Borges. A transição garante a continuidade dos serviços públicos e do cronograma de atividades da cidade sem interrupções.
Nesta terça-feira (20), a Secretaria Municipal de Comunicação Social destacou importantes atualizações:
- Cultura: Programação do CarnaLeme 2026.
- Educação e Social: A SADS abriu inscrições para o Programa de Bolsas de Estudos.
- Turismo: A Pesquisa de Percepção do Turismo convida os moradores a colaborarem com o planejamento do setor na cidade.
- Agricultura: A Prefeitura, por meio do DIPAM “A”, oferecerá suporte aos produtores rurais quanto ao cumprimento de obrigações fiscais.
Programação CarnaLeme 2026
CarnaLeme 2026 tem atrações para crianças, jovens, adultos e também para a melhor idade
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, divulga a programação do CarnaLeme 2026.
As comemorações do carnaval, iniciam-se no próximo dia 14 de fevereiro, sábado, estendendo-se até o dia 17 de fevereiro, terça-feira, mas está programando para o próximo dia 07 de fevereiro o “Esquenta” CarnaLeme, com a realização do 1º Pré-Carnaval de Leme.
Serão 4 dias de muita festa e diversão, para crianças, jovens, adultos e também para a melhor idade.

A programação completa segue abaixo:
07 de fevereiro – sábado
17h – Pré-Carnaval – CarnLeme 2026
Saída da Praça Ayrton Senna (defronte à antiga Churrascaria Bagatini)
Percorrendo a Avenida Joaquim Lopes Aguila até o Lago Municipal
Participação dos blocos de carnaval:
l Escola de Samba Acadêmicos do Gago;
l Bloco Fanfel;
l Bloco Carinhoso;
l Bloco #TamoJunto;
l Bloco Velho Capitão.
14 de fevereiro – sábado:
16h – DJ – Paulinho
18h – Bloco Carinhoso
20h – Carnaretrô – Niltinho
21h – Banda Matriz
15 de fevereiro – domingo:
15h – DJ – Paulinho (Matinê)
18h – Escola Samba Gago e Blocos de Carnaval
n Bloco Fanfel;
n Bloco Carinhoso;
n Bloco #TamoJunto;
n Bloco Velho Capitão.
(Saída da Praça da Bíblia)
21h30 – Matheus Jorente e Banda
16 de fevereiro – segunda-feira:
18h – DJ – Paulinho
19h – Carnaretrô – Niltinho
20h – Escola Samba Samuca Show
*DJ Paulinho
22h – Lucas e Thiago
17 de fevereiro – terça-feira:
15h – DJ- Paulinho (Matinê)
16h – Café com Chorinho
17h – Amasc (Máscaras)
*DJ Paulinho
21h – Jóia Rara / Carol Mattos (Forró Estilizados)

Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 5º andar – Centro ou pelo telefone 3097-1000.
SADS informa sobre inscrições para o Programa Bolsas de Estudos
O Programa tem por objetivo auxiliar na concessão de Bolsas de Estudos oferecidas pela Sociedade Educacional de Leme S.A.
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, informa que está dando início ao Programa de Bolsa de Estudos 2026.
O Programa tem como objetivo auxiliar com a concessão de Bolsas de Estudos oferecidas pela Sociedade Educacional de Leme S.A, nos termos do contrato de concessão de uso de imóvel celebrado entre o Município de Leme e a referida Instituição de Ensino em 17 de julho de 1.990.

Aos interessados, as informações sobre as inscrições:
As inscrições serão somente através do site www.portalsadsleme.com.br.
As inscrições deverão ser realizadas para novas solicitações e também renovações.
Confira o calendário:
Período de Inscrição: 12 de janeiro a 20 de fevereiro;
Divulgação da Lista Pré-Classificatória: 04 de março
Apresentação de Recurso: 05, 06 e 09 de março
Divulgação Lista Final: 11 de março
Todas as listas e informações serão divulgados através do Portal (https://portalsadsleme.com.br/)
· Documentos necessários: RENOVAÇÕES:
Ø Boleto da Anhanguera do último mês, com comprovante de pagamento;
Ø Histórico Escolar do exercício de 2025;
Ø Extrato Financeiro* (fornecido pela instituição, também disponível no Portal do Aluno, opção Financeiro);
o *eventuais prints de tela, deverão conter a identificação do aluno
Ø Comprovante de renda de cada membro do grupo familiar; – Quando registrado, últimos 03 holerites;
o No caso de profissional autônomo, apresentar declaração de seus vencimentos mensais auferidos nos três (03) últimos meses, atestada por duas (02) testemunhas devidamente identificadas, constando CPF, RG, endereço e telefone (reconhecer firma de todas as assinaturas);
Ø Comprovante de residência atualizado
· Documentos necessários NOVAS SOLICITAÇÕES:
Ø Carteira de Identidade com foto (de cada membro familiar);
Ø CPF/MF (de cada membro familiar);
Ø Certidão de Nascimento (de cada membro familiar, caso não possua Carteira de identidade)
Ø Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável com duas (02) testemunhas devidamente identificadas, constando CPF, RG, endereço e telefone (reconhecer firma de todas as assinaturas);
Ø Carteira Profissional (foto, qualificação civil, página do último contrato de trabalho, página seguinte em branco, e última alteração salarial), de todas as pessoas maiores de 18 anos que residem no imóvel.
o Carteira Profissional Digital – Exportar PDF pelo APP e imprimir
*No caso de aposentado com menos de 70 anos apresentar carteira de trabalho também.
• Comprovante de Renda de cada membro do grupo familiar:
Ø Quando registrado, últimos 03 holerites;
Ø No caso de profissional autônomo, apresentar declaração de seus vencimentos mensais auferidos nos três (03) últimos meses, atestada por duas (02) testemunhas devidamente identificadas, constando CPF, RG, endereço e telefone (reconhecer firma de todas as assinaturas)
Ø Aposentados ou Beneficiários, apresentar extrato do banco referente aos últimos 03 meses, cópia do cartão do benefício (caso o nome do beneficiário não conste do extrato)
• Comprovante de Residência dos últimos 03 anos (01 comprovante referente a cada ano. Ex.: Janeiro/2023, Janeiro /2024, Janeiro /2025);
*Qualquer documento que comprove que o candidato resida no município de Leme há mais de 03 anos. Ex: Contas no nome, carteira de trabalho, contrato de compra ou financiamento. Caso não possua, fazer declaração com duas (02) testemunhas, que não sejam da família, constando nome, endereço, CPF e telefone, com firma reconhecida.
• Comprovante de Imóvel próprio, alugado, financiado ou cedido:
Ø Caso resida em imóvel próprio (que não esteja financiado): Cópia da escritura do Imóvel onde reside o candidato, juntamente com cópia do carnê do IPTU que conste seu valor venal referente ao ano anterior;
Ø Caso resida em imóvel alugado: Cópia do contrato de locação do Imóvel e recibo de pagamento dos últimos três (03) meses;
Ø Caso resida em imóvel financiado: Cópia do Contrato de financiamento, ou outro documento comprobatório da posse do Imóvel, e recibo de pagamento da última parcela;
Ø Caso resida em imóvel cedido: Apresentar declaração com duas (02) testemunhas, que não sejam da família, constando nome, endereço, CPF e telefone, com firma reconhecida.
• Comprovantes de pagamento da ELEKTRO ou SAECIL, referente ao mês atual (Ex.: janeiro/2025), relativo ao imóvel onde reside (os comprovantes deverão estar em nome do aluno ou de seu responsável);
• Comprovante de Matrícula fornecido pela Faculdade ou boleto pago referente a Matrícula;
• Documentos comprobatórios do candidato, caso seja portador de doença grave ou deficiência física ou mental.
Outras informações podem ser adquiridas na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na Rua Cel. João Franco Mourão, 308 – Centro, ou através do telefone 3097-1068.
Pesquisa de Percepção do Turismo convida moradores a contribuir com o desenvolvimento de Leme
Participação popular fortalece o planejamento do turismo e amplia oportunidades de investimento no município
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, convida a população a participar da Pesquisa de Percepção do Turismo.
Leme participa, pelo terceiro ano consecutivo, da Pesquisa de Percepção do Turismo, iniciativa realizada anualmente junto aos moradores das cidades turísticas do Estado de São Paulo. Em sua sexta edição, a pesquisa tem como objetivo compreender como a população local percebe o turismo em seu município, contribuindo diretamente para o planejamento e o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao setor.

A pesquisa teve início no dia 10 de novembro e segue aberta até 31 de janeiro de 2026. A participação é simples e totalmente on-line, por meio de um questionário rápido disponível no link:
A ação é desenvolvida pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR-SP), com o apoio das administrações municipais na mobilização da população. Na edição anterior, a pesquisa registrou mais de 30 mil respostas válidas, provenientes de 438 municípios paulistas.
A adesão dos moradores de Leme é fundamental. Ao atingir mais de 200 respostas, o município passa a receber um diagnóstico individual, que apresenta as percepções da população sobre os impactos econômicos, ambientais e socioculturais do turismo local. Além disso, quanto maior o número de participantes, melhor é a pontuação de Leme no ranqueamento estadual, o que pode resultar em maior acesso a recursos para investimentos em espaços públicos e ações voltadas ao turismo.
No município, a pesquisa é aplicada por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O acesso ao questionário pode ser feito pelo banner disponível no site oficial da Prefeitura, além de diversos QR Codes distribuídos em pontos estratégicos da cidade.
O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, destaca a relevância da iniciativa:
“Esta pesquisa é muito importante como um indicador da sustentabilidade do turismo nas cidades, quando se trata do ponto de vista do morador sobre os impactos econômicos, ambientais e socioculturais do turismo na região. A partir dos resultados, os gestores conseguem identificar quais iniciativas devem ser mantidas e quais precisam de melhorias no desenvolvimento de políticas públicas e na tomada de decisões.”
A Prefeitura de Leme reforça o convite para que a população participe e contribua com o futuro do município. Sua opinião é essencial para fortalecer o turismo e impulsionar o desenvolvimento da cidade.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 5º andar – Centro ou pelo telefone 3097-1000.
Junta de Serviço Militar informa sobre Alistamento 2026
O Alistamento Militar 2026 será realizado virtualmente ou diretamente na sede da Junta de Serviço Militar caso não consiga realizar virtualmente
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Junta de Serviço Militar, informa sobre o Alistamento Militar – 2026, para jovens que nasceram no ano de 2008, independente do mês de nascimento, e que devem realizar o Alistamento Militar obrigatório a partir do próximo dia 1º de janeiro até o dia 30 de junho de 2026.
O alistamento poderá ser realizado virtualmente ou presencialmente.
1º Virtualmente – acesso através do link: http://www.alistamento.eb.mil.br/
2º Diretamente na sede da Junta de Serviço Militar.

Para o alistamento virtual (on-line):
Será necessário a criação de uma conta no portal GOV.BR, ter em mãos RG, CPF, número de telefone composto por 11 dígitos, e-mail particular e endereço residencial completo.
Caso não consiga realizar alistamento virtual (on-line):
Deverá comparecer diretamente na sede da Junta de Serviço Militar, localizada na Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085, Térreo – Centro, portando os seguintes documentos: certidão de nascimento, comprovante de residência, além de um documento oficial com foto.
Nascidos antes de 2008.
Vale ainda salientar que jovens nascidos em anos anteriores a 2008 somente poderão se alistar de forma presencial. Para isso, é necessário comparecer a sede da Junta de Serviço Militar portando os seguintes documentos: RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de endereço, número de celular próprio e e-mail particular.
Portadores de necessidades especiais nascidos em 2008 ou em anos anteriores o procedimento de Alistamento Militar também se faz obrigatório.
Para este grupo, em especial, o procedimento será somente realizado de maneira presencial.
Quem estiver em débito com o Serviço Militar não poderá:
· obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
· ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;
· prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
· obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
· inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
· exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
· receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.
Outras informações podem ser adquiridas diretamente na Junta de Serviço Militar, localizada na Rua: Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – Térreo – Centro ou através do telefone 3097-1000 ramal 1035.
DIPAM “A” – Prefeitura prestará auxílio aos produtores rurais de Leme sobre as obrigações fiscais
Atendimento auxilia produtores rurais sobre a entrega da DIPAM “A” 2026
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Coordenadoria de Fiscalização de Tributos, informa que já estão sendo realizados os atendimentos aos produtores rurais do município referentes à Declaração para o Índice de Participação dos Municípios – DIPAM “A” 2026, relativa às operações de saída de produtos agropecuários ocorridas no ano-base 2025.
De acordo com a legislação estadual do ICMS, a DIPAM “A” deve ser entregue exclusivamente pela internet, por meio do site da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (DIPAM-A), ou diretamente no Posto Fiscal de Limeira, dentro do prazo legal.

Com o objetivo de orientar os produtores rurais quanto ao correto cumprimento dessa obrigação fiscal, a Coordenadoria de Fiscalização de Tributos prestará atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, auxiliando no preenchimento do formulário e esclarecendo eventuais dúvidas.
Documentação necessária
Para o atendimento, o produtor rural deve comparecer ao setor munido dos talões de Notas Fiscais de Produtor, que comprovem as saídas de produtos agropecuários realizadas em 2025.
Os produtores que utilizam Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) deverão encaminhar os arquivos XML das notas emitidas no exercício de 2025 para o e-mail: [email protected]
.
Os arrendatários, por possuírem Inscrição Estadual, também estão obrigados à entrega da DIPAM “A”.
Importância da DIPAM “A”
A entrega da DIPAM “A” não gera cobrança de taxas ou impostos ao produtor rural. Pelo contrário, as informações declaradas contribuem para o aumento da participação do município na arrecadação do ICMS, refletindo em benefícios diretos para a população por meio de investimentos públicos.
Nota Fiscal Eletrônica passa a ser obrigatória
A Coordenadoria de Fiscalização de Tributos também alerta que, conforme determinação do Governo do Estado de São Paulo e da legislação nacional, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) passará a ser obrigatória para todos os produtores rurais a partir de 2026, substituindo definitivamente a Nota Fiscal modelo 4 em papel, cujo uso ficará vedado.
Diante dessa mudança, os produtores rurais devem armazenar corretamente os arquivos XML das notas fiscais eletrônicas emitidas ao longo do ano, uma vez que esses documentos serão exigidos para a entrega da DIPAM “A” no exercício seguinte.
A Coordenadoria de Fiscalização de Tributos está situada a Rua Dr. Armando de Sales Oliveira, 1085 – 1º Andar – Centro. Informações adicionais podem ser adquiridas pelos telefones 3097-1000.


Capitão PM Marina firmemente no combate a crime no município de Leme com o policiamento da 4ª Cia
Foragido da Justiça do Estado de Rondônia por tráfico de drogas é preso pela PM no Cerrado de Emas em Pirassununga durante tráfico de drogas
Pirassununga celebra primeira regularização fundiária: 25 novas matrículas são geradas
Defesa Civil de Pirassununga participou on-line com Defesas Civis de todo o país
PM Pirassununga prende homem por descumprimento de medida cautelar outro por receptação
Retratação. Duas notícias postas, em fevereiro e março de 2025, onde relaciona o vereador Théo, não condizem com a verdade