Programa de Escolas Cívico-Militares começa a funcionar em Pirassununga e Araras

O Programa de Escolas Cívico-Militares iniciou oficialmente suas atividades neste mês de fevereiro em unidades da região. Em Pirassununga, o modelo passa a ser adotado na Escola Estadual Professor Paulo de Barros Ferraz, enquanto em Araras a implantação ocorre na Escola Estadual Profª Yolanda Salles Cabianca.
Projeto teve início em 2019
A implantação do programa é resultado de um trabalho iniciado em 2019, sob a liderança do Deputado Estadual Tenente Coimbra, responsável pela proposta que permitiu ao Governo do Estado realizar o chamamento público para que as comunidades escolares pudessem decidir de forma democrática sobre a adesão ao modelo.
A coordenação estadual do programa é realizada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, sob responsabilidade do Coronel Gilson Passos de Oliveira.

Atuação dos militares
Com a posse realizada neste mês, os Policiais Militares passam a atuar como monitores escolares, auxiliando professores, diretores e a comunidade escolar. O objetivo é fortalecer valores como civismo, respeito, disciplina e valorização dos alunos, sem interferência na gestão pedagógica, que permanece sob responsabilidade da Secretaria da Educação.
Mobilização em Pirassununga
Em Pirassununga, o movimento em apoio ao programa teve início com o então vereador Vitor Naressi, que desde 2019 promoveu abaixo-assinados e encontros com a comunidade escolar, ao lado do deputado estadual. Atualmente, Naressi atua na Câmara dos Deputados como assessor parlamentar do Deputado Federal Delegado Paulo Bilynskyj, que também é apoiador da iniciativa.
Autoridades presentes
Participaram da cerimônia de posse os supervisores Carlos Eduardo Barbosa e Cristiane Laiter, a Dirigente Regional de Ensino Ana Paula Rivera Mazzi, a diretora da E.E. Professor Paulo de Barros Ferraz, Alessandra Andréa, a coordenadora Gleice Zanardo, além dos monitores Policiais Militares empossados: Coronel PM Marcelo Faccadio e Sargento PM Wilson.

Novo edital previsto
O Governo do Estado prevê a publicação de um novo edital para ampliar o número de escolas atendidas pelo modelo Cívico-Militar. Pais e responsáveis interessados devem procurar a direção da escola e solicitar que a unidade manifeste intenção de participação no processo, garantindo que a decisão seja construída junto à comunidade escolar.
A expectativa é que o programa contribua para a melhoria do ambiente educacional e para a formação cidadã dos estudantes, fortalecendo a parceria entre escola, família e poder público.


Mecânico é preso em flagrante por maus-tratos a animal e posse de drogas no Jardim Terra Azul
PM de Pirassununga apresentou os números de junho. Também; homem e mulher presos por mandado de prisão e furto
Policiais Militares Ambientais do 1º Pelotão, da 2ª Cia. PMAmb realizaram ações pontuais em defesa do meio ambiente
EXCLUSIVO: Obras na entrada do Cidade Jardim sob suspeita no município de Pirassununga
CRIME AMBIENTAL: PM Ambiental flagra lançamento de esgoto ‘in natura’ no Rio Mogi Guaçu em Cachoeira de Emas/Pirassununga
Pirassununga. Placa de obra pública com publicidade institucional em período eleitoral levanta questionamentos sobre a legislação