Procon faz balança de ocorrência de 2017 em Pirassununga
Nesta semana, o servidor municipal responsável pelo Procon de Pirassununga/SP (Órgão de Defesa do Consumidor), Valdemir Bertin publicou oficialmente um balancete resumido das principais ocorrências em 2017. Segundo o levantamento, nos últimos sete anos o quesito “serviços essenciais” segue liderando o ranking de reclamações dos consumidores na cidade.
As principais ocorrências concentram-se em telefonia fixa e móvel, operadoras de TV e concessionária de energia elétrica e de água. Somados foram totalizadas 1.496 reclamações, ou seja, 32% dos registros.
Não menos polêmicos na prestação de serviços, empresas da área de produtos também criam muita dor de cabeça ao consumidor: 1.071 casos registrados, ou cerca de 23%, apontam problemas com troca de produtos, produtos com defeitos de fabricação, aparelhos celulares, entre outros serviços.
Outro setor em que o Procon sempre adverte e “registra” uma série de problemas ao consumidor é em relação a bancos e financeiras, cartões de crédito e compras pelo internet. Em 982 casos (21%), o Procon fez intermediação para soluções do caso.
No caso de alguns bancos, além de cobranças de taxas de forma abusivas, também se registrou casos de demora de atendimento, extrapolando os 15 minutos regulamentares ou 30 minutos. Esse limite não é aplicado em datas excepcionais, como véspera e pós-feriados, dias de pagamento.
Em 834 casos (17%), ocorreram reclamações especialmente para serviços privados, como assistências técnicas, oficinas e prestadores de serviços.Com menor incidência foram registradas 271 reclamações em casos diversos como habitação, saúde, alimentos, desbloqueio de Nota Fiscal Paulista e outras atividades.
No total de 2017, registraram-se 4.654 reclamações, com 3.443 casos solucionados (74% do total) com ou sem audiência de conciliação. Em 1.173 registros foram formalizados processos. O Procon Pirassununga ainda aplicou multas devido às reclamações de filas em bancos por tempo de espera, falta de cumprimento de uma empresa de transporte intermunicipal em conceder passagem gratuita a idosos e fez uma palestra para alunos da ETEC “Ten-Av Gustavo Klug” (Fundação “Paula Souza” de Pirassununga).
O Procon atende junto ao piso térreo do Paço Municipal de segunda à sexta-feira, em horário comercial, das 8 às 11 horas, e das 13 às 17 horas.