Prefeito fala inverdades da gestão anterior, pois era vice-prefeito

A Audiência Pública da Saúde ocorrida no plenário da Câmara Municipal de Pirassununga/SP, com a participação da secretária Kellen da Matta e do prefeito José Carlos Mantovani, mostrou a insatisfação da grande maioria dos vereadores quanto ao problema da saúde no município.
Mesmo com um pé atrás, os vereadores deram “crédito”, porém, com os pés atrás.
O programa jornalístico A Voz do Povo, transmitido através da piracema plus, do facebook.com/reporternaressi e pelo Canal do Youtub, que é apresentado por Ademir Naressi, exibiu na quarta-feira, 9, exibiu 90% do discutido, quando então algumas conclusões foram pontuadas, as quais seguem abaixo.

Pontuados:
– Prefeito começa dizendo que não tinha ciência do que acontecia na gestão anterior, vale lembrar que não tem gestão anterior ele era o vice, tanto que na manobra política ele assumiu a cadeira do executivo. Sendo que quando fala da gestão “anterior a ele”, COMO MÉDICO, EM MEIO A PANDEMIA nunca apareceu na Secretaria da Saúde para ajudar, enquanto que o Dimas deixava o gabinete para ajudar atender no Sentinelas.
– Importante pontuar que na audiência pública ele (Mantovani) informou que consultou a Câmara sobre a intervenção, mas não consultou o Conselho Municipal de Saúde. O CONSELHO NÃO FOI CONSULTADO ATÉ HOJE, E AGORA NÃO ADIANTA MAIS. Antes da intervenção, na Lei consta que para ter intervenção precisa consultar o Conselho Municipal de Saúde, (isso pode ser Pedido de Informação por parte de algum vereador).
– Mentira! Não haverá economicidade de 5 milhões, pois, o que era contratado pelo convênio. Foi contratado por outra via. Concursado.
– Houve economia porque tirou benefícios como a Cesta Básica que os funcionários recebiam.
– Na categoria aquisição de materiais será via compra da Prefeitura, então, vamos fazer as contas ao final e ver se vai aumentar ou diminuir, mesmo porque o consórcio cobrará 14 mil para administrar e, além disso contratará empresas que fornecerão os profissionais, ou seja, exatamente como a Santa Casa fazia. Contratava empresas que forneciam os médicos. Portanto haverá QUARTEIRIZAÇÃO SIM, pois, os profissionais não são funcionários do consórcio. Serão funcionários de empresa contratada pelo Consórcio.
– 14 mil por mês.
– O próprio ex-secretário de saúde, Júlio Toso, afirma que “NÃO VAI MUDAR EM NADA. FICARÁ IGUAL AO DA SANTA CASA. SOMENTE MUDA A FONTE”.
– A Dra. Débora disse ao Conselho que teria concurso até dezembro de 2022, o que influenciou os conselheiros a votarem a favor do Consórcio de uma forma provisória; Cadê o concurso?
– Outra coisa. Santa Casa avisou que não queria mais os convênios em maio último, porquê já não providenciaram nova forma? Precisou esperar até novembro para mandar a Câmara votar sem ter tempo hábil de analisar melhor?
– Vai pagar piso salarial. Ótimo, e os funcionários da Prefeitura receberão piso salarial?
– O vereador Cicero pediu isso durante uma Sessão da Câmara, que seja piso para funcionários da Educação também, ou profissionais da saúde são mais importantes que os da educação.
– Outra coisa, temos Unidades de Saúde sem enfermeira responsável, isso não pode, o COREN vai ser acionado e a multa é pesada.
– Além da falta de enfermeira. As Unidades vão ficar sem médicos até concluir o processo!, ou seja, a Zona Norte vai ficar sem médico até lá! Isso é saber fazer gestão? Tem um médico que chega em um “postinho” as 15h30 somente para assinar os papéis e as 16h30, já foi embora. Porquê esse médico não atende na Zona Norte???
– A representante do Jardim das Laranjeiras, afirmou o que falamos, o Dr. Fabrício foi exonerado e a Secretária na cara dura mentiu dizendo que todos que saíram pediram demissão. MENTIRA.
– O salário do médico era de R$ 11 mil e foi para R$ 14 mil, mesmo assim não conseguiram médicos. Na época do prefeito Dimas, a Unidade de Saúde da Cachoeira de Emas ficou 15 dias sem médico e imediatamente vereadores reclamaram e foi colocado médico.
– Agora estamos com o Jardim Itália, já há 8 meses sem médico; São Valentim, 6 meses, ou seja, a Zona Norte inteirinha sem atendimento médico. Vila São Pedro, o médico estava de férias e agora vai receber aviso prévio.
– Tem um convênio com a Santa Casa até 31 de dezembro. Porque vai ficar sem médico?
– Quando o munícipe pergunta por qual motivo não fizeram o certo? Primeiro fechar com o consórcio e depois dispensar os profissionais, o Prefeito ficou bravo.
Aliás assim têm sido essa gestão. A falta de transparência deixa eles bravos com as perguntas do povo, inclusive no não respondem aos questionamentos do Conselho, pois, tem documento protocolado há 6 meses pelo Conselho e a Secretaria não dá resposta.
– Conclusão: CONSELHO NÃO APROVOU AS CONTAS DO PRIMEIRO E SEGUNDO QUADRIMESTRE, isso é grave! Como explicarão ao Tribunal de Contas que não foram aprovadas as contas e agora querem fazer consórcio.
– O consórcio de Mogi não aceitou o município de Pirassununga, por qual motivo, por falta de credibilidade, sendo uma das causas a troca de secretários, isto é, instabilidade da gestão.
– E a lei do consórcio, SALVO MELHOR JUÍZO prevê processo seletivo. mas, o que esperar de uma gestão que acusa dizendo sobre contratos escusos na gestão passada e a
PRÓPRIA SECRETÁRIA AFIRMA NO CONSELHO QUE CONTRATOU ENFERMEIRA PARA O CEM, VIA URGÊNCIA EMERGÊNCIA, QUE VERGONHA.
– Por que contratar uma enfermeira nova! As enfermeiras não estão cumprindo aviso prévio? A Jennifer foi exonerada, excelente enfermeira. E agora contratam uma outra, qual motivo, amiga de quem!
– Quando o vereador Wellington pergunta, se vai haver contratação de amigos, o prefeito fica bravo de novo. Mas acabou de mandar a jennifer embora, e a Secretária afirmou que pediu a contratação de enfermeira Amanda, seria amiga da Secretária ou de algum Secretário influente no governo.
-A Secretária pode ter essa ingerência dentro da Santa Casa! Essa questão não foi o que questionaram na última CEI aberta ano passado?
– OUTRA MENTIRA. A secretária disse que fez reunião com todos os funcionários da Santa Casa (PSF). Não fez!!!
Fez com enfermeiras e médicos. Os outros não merecem atenção!
– Outra mentira! Disse que está em ata do Conselho, os tipos de processos de contratação: verdade, mas, para contratar CLT, foi dito em reunião que seria Processo Seletivo. Na dúvida. Conselheiros disseram que votariam contra se não tivesse e que deveria passar de novo pelo Conselho.
– O PLANO DE TRABALHO QUE CONSTAM O NUMERO DE PROFISSIONAIS, VALORES, ONDE IRÃO TRABALHAR, AINDA NÃO PASSOU PELO CONSELHO ATÉ HOJE. ESTÁ EM ATA QUE O PLANO ASSIM COMO ERA FEITO COM A SANTA CASA VAI PASSAR PELO CONSELHO. TEM QUE PASSAR PORQUÊ O CONSELHO É QUEM DETERMINA ONDE PODE SER APLICADO OS RECURSOS.
– O vereador Carlinhos pontua que não pode ter contratação de recepcionista e de limpeza. Porquê tem concurso aberto. Se é tao lícito, porquê não chamam os do concurso e, o porquê insistem na contratação dos conhecidos
– Na primeira pergunta do vereador Vitor Naressi, a secretária foi a nocaute, onde então o prefeito interveio, toma todo o tempo do vereador que ficou impossibilitado em fazer outras perguntas mais pontuais.
– Finalizando, tirando três aliados do governo, 70% dos vereadores não estão nada satisfeitos com o que vem ocorrendo.


Ciesp empossa nova diretoria em São Carlos e projeta expansão regional da indústria
Natal exige tática de preços para maximizar lucros no varejo
O que teria levado os vereadores Sandra Vadalá e Wellington Cintra, mudarem seus posicionamentos quando ao fato de “Infração Política Administrativa”
Muralha Paulista foi fundamental para identificar autor de tentativa de feminicídio
PM Ambiental não dá trégua aos crimes ambientais. PM Ambiental é agraciado pelo Legislativo de Pirassununga
Defesa Civil do Estado de São Paulo faz alerta para esta terça e quarta-feira