Policiais Militares da 2ª Cia PM, realizaram atuações pontuais nesta quinta-feira

A 2ª Cia. PM Ambiental, com sede na cidade de Piracicaba, mobilizou seus três pelotões nesta quinta-feira (29) para um patrulhamento náutico intensivo.
Durante a operação, as equipes combateram a pesca predatória em áreas proibidas e o cativeiro irregular de animais, reforçando também a importância da preservação por meio da educação ambiental.
Patrulhamento Ostensivo Náutico
Americana – Os Cabos PMs Ferris e Henrique e Soldado PM Zampronio, do 1º Pelotão (BOp de Americana), utilizando a Embarcação Náutica A-05293 (Suindara), durante Operação Impacto/Piracema, desenvolveram atividades relacionadas a ações de polícia ostensiva e preventiva, na modalidade embarcada.
As ações contaram com o patrulhamento náutico na Represa do Salto Grande e canal do Rio Atibaia. Tal patrulhamento náutico perdurou por cerca de 04hs00, onde foram realizadas abordagens a embarcações e pescadores, não sendo constatadas irregularidades.

A presença da equipe da Polícia Militar Ambiental exerceu papel fundamental na prevenção de infrações, contribuindo para coibir possíveis práticas de pesca predatória, bem como a utilização de embarcações sem a devida documentação. Quatro embarcações foram vistoriadas e quinze (15) pessoas abordadas.
Após o policiamento náutico, os policiais realizaram policiamento de Ponto de Estacionamento/Bloqueio, pela Represa Salto Grande, com a finalidade de coibir infrações e ilícitos ambientais, em foco, à pesca em locais proibidos e, em alinhamento com o Comando de Policiamento Ambiental, orientar e compartilhar o conhecimento da legislação ambiental vigente.

Pescar em local no qual a pesca seja proibida
Piracicaba – Os Cabos PMs Duprê e Franca, do 3º Pelotão, durante “Operação Piracema/Algae”, em realização de educação ambiental pelas margens do Rio Piracicaba (perímetro urbano), mais precisamente pela Avenida Beira Rio, altura do número 900, região central da cidade (próximo a Ponte Pênsil) , foi constatado quatro (04) pessoas praticando pesca desembarcadas, utilizando caniço simples com molinete e linhada de mão, a menos de 1.500 metros a jusante de corredeiras, local proibido conforme Instrução Normativa IBAMA n° 25/2009 (Artigo 3°, inc. IV) e, 2.192 kg (Corimbatá) vivos, os quais retornaram para o rio.

Diante dos fatos, os infratores foram autuados com base no Art. 35 Caput da Resolução SIMA nº 005/2021, sendo elaborado quatro Autos de Infração Ambiental, no valor total de R$ 8.043,80 e respectiva apreensão do petrecho utilizado e do pescado capturado, sem prejuízo das providências penais.
O petrecho foi depositado na sede do 3° Pelotão e o pescado solto no Rio Piracicaba.
Educação Ambiental
Piracicaba – Pelo Museu da Água, os Cabos PMs Duprê e Franca, do 3º Pelotão, em operação “Piracema/Algae” e, da importância e necessidade da conscientização ambiental, foi realizada de Educação Ambiental, nas proximidades do Museu da Água, no município de Piracicaba/SP.
A ação alcançou um total de 14 pessoas, sendo elas orientadas sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e da vegetação inserida em área considerada de preservação permanente.

Foi compartilhado informações sobre a Lei Federal nº 11.959/09 (legislação de pesca) e Instrução Normativa IBAMA nº 25/09 (Piracema), bem como a necessidade da colaboração individual e coletiva de todos para a preservação e garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Manter em cativeiro
Espírito Santo do Pinhal – Os Cabos PMs De Melo e Luiz Augusto, do 2º Pelotão, durante Operação Piracema/Impacto e atendimento à denúncia sobre maus-tratos e irregular cativeiro de psitacídeo. Os policiais diligenciaram até o local, uma área rural onde constatou em residência rural o cativeiro irregular de um Papagaio-verdadeiro notadamente domesticado.

Com base no artigo 25 da Res. SIMA-05/21, foi lavrada multa no valor de R$ 500,00, sendo o espécime apreendido e precariamente depositado ao infrator até deliberação em Atendimento Ambiental a realizar-se no dia 26FEV26. Providências penais sob artigo 29 da LF 9605/98 serão adotadas conforme encaminhamento de ofício.
Fonte – 2ª Cia PM Ambiental


2ª Cia de Polícia Militar Ambiental divulga balanço parcial da Operação Piracema na região
Ao longo dos anos a Defesa Civil de Pirassununga se torna referência estadual
Prefeito de Corumbataí cumpre agenda em Pirassununga e Santa Cruz da Conceição
Senador Flávio Bolsonaro e Deputado Paulo Bilynskyj em missão fortalecimento das relações bilaterais entre o Brasil e países do Oriente Médio
Ações do policiamento de área da 4ª Cia. PM de Leme, tem queda na criminalidade
Prefeitura de Leme divulga balanço de ações e novidades para a última semana de janeiro