Polícia Militar de Pirassununga prende homem com cerca de dois kg de drogas em sua casa na zona norte

No meio da noite de domingo, 21, a equipe do CGP-3, 2º Sargento PM Fantin e os Cabos PMs Thiago Nascimento, Éder e Freitas, da 3ª Cia. PM de Pirassununga/SP, prenderam em flagrante por tráfico de drogas, o homem que se identificou como sendo o pedreiro Joel D.S.B., 57.
De acordo com os policiais, durante patrulhamento pela zona norte da cidade, quando pelo bairro Jardim Laranjeiras, foram abordados por um transeunte que, de forma anônima, informou que estariam ocorrendo atividades ilícitas em uma residência localizada na rua Osório dos Santos.
O informante alegou que um indivíduo de nome Joel estaria armazenando uma grande quantidade de drogas no interior do imóvel.
Diante dos fatos, a equipe policial que já possuía informações prévias sobre o referido indivíduo, já que, em dias anteriores, outras pessoas haviam relatado à polícia que Joel mantinha em sua residência uma quantidade substancial de entorpecente. Assim com base na denúncia recebida, a equipe CGP 3, juntamente com o Apoio Tático I-36382, composta pelo 2º Sargento PM Ludolf e Cabo PM Christiano, se deslocaram até o endereço indicado. Ao chegarem ao local entraram em contato com o morador, identificado como Joel. Durante o contato, foi informado a Joel sobre o teor da denúncia, e este autorizou a entrada dos policiais em sua residência para averiguação, o que foi registrado por vídeo, áudio e assinatura do BO Eletrônico da PM, com sua assinatura no campo próprio da ocorrência.
Ao adentrar a residência, os policiais visualizaram, sobre a mesa da cozinha, uma tábua de plástico de cor verde e uma faca de cozinha com resquícios de um pó branco, que, a princípio, parecia ser cocaína (Lacre n.º 3895337).
Ao ser indagado sobre o material, Joel admitiu que utilizava a faca para cortar um pedaço de um tablete de cocaína. Em seguida, ele confessou que possuía mais drogas em sua casa, as quais estariam guardadas em um guarda-roupas, dentro de uma mochila. Já dentro do quarto do indiciado, no interior do guarda-roupas foi localizada uma mochila de cor preta, contendo 02 (dois) tabletes aparentando ser maconha, que pesados em balança não oficial, aferiu-se a quantia de 1.260 Gramas, um 01 (um) tablete aparentando ser cocaína, que também pesado em balança não oficial, aferiu-se a quantia de 657 Gramas, ao lado, 01 (um) pedaço de substância aparentando ser maconha, que também pesado em balança não oficial, aferiu-se a quantia de 61,2 Gramas, sobre um móvel no quarto de Joel, foi localizada a quantia de R$ 12,00, que também foi apresentado na Central de Polícia Judiciária.
Os policiais localizaram, também dentro do guarda-roupas, um (1) simulacro de arma de fogo, de cor prata. Joel assumiu a posse de toda a droga encontrada em sua residência. Com relação ao simulacro, afirma que o encontrou em um terreno que fazia limpeza e então guardou em sua casa.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante delito a Joel pelo crime de tráfico de drogas, conforme disposto na Lei 11.343/06. Em razão do receio de fuga, foi utilizado o emprego de algemas, em conformidade com a Súmula Vinculante 11 do STF e o Decreto nº 8.858/16.
Após, os policiais seguiram para o Pronto Socorro, onde após passar por exame cautelar, foi levado para o plantão policial.
O delegado de polícia, Dr. Maurício Miranda de Queiroz, ratificou a voz de prisão dada pelos policiais, onde autuou o homem em flagrante conforme o artigo 302, I CPP, haja vista que o(a) indiciado (a) foi surpreendido(a) na posse de drogas destinadas a venda no varejo (maconha e cocaína – quantidades descritas no BO), incidindo no art.33 da Lei 11343/06 – TRÁFICO DE DROGAS.
DESPACHO FUNDAMENTADO: “há indícios robustos de que o autor está com a droga com intenção de distribuição no varejo, notadamente pela quantidade muito incomum para o uso próprio e pela apreensão de uma faca e uma tábua com aparente resquícios de drogas, evidenciando terem sido usadas para corte do entorpecente. O autuado não está acompanhado de advogado e foi algemado nos termos legais para evitar fuga e proteção da integridade física de todos. À parte, irmã do autor foi avisada da prisão pelos policiais militares. Descabe fiança”. Joel foi recolhido na cadeia da Delegacia Seccional de Limeira.
Investigações
A Polícia Civil Judicial deverá investigar se a casa de Joel estaria servindo como “garagem” para o tráfico ou se ele mesmo seria o proprietário das drogas, assim seria ele o traficante.