Polícia Militar Ambiental intensifica fiscalizações contra pesca irregular

Policiais Militares dos três pelotões da 2ª Cia. Ambiental, sob o comando do Capitão PM Ivo de Moraes, deflagraram ‘operações pontuais’ com foco na repressão à pesca em locais proibidos.
A iniciativa contou com patrulhamento ostensivo náutico para garantir a preservação dos recursos hídricos.
Pesca em local proibido
Piracicaba – Durante o domingo, 29, os Cabos PMs Saldanha e Anderson, ocupando a viatura A-05207, do 3º Pelotão, da 2ª Cia. PM Ambiental, em “Operação Impacto”, em deslocamento às margens do Rio Piracicaba (perímetro urbano), mais precisamente pela Avenida Jaime Pereira, bairro Gleba Califórnia, abordaram nove (9) pessoas na prática de pesca de barranco, utilizando caniço simples/molinete, linha, anzol e chumbada a menos de 500 metros de confluência e desembocadura de rios, local proibido conforme Instrução Normativa IBAMA n° 26/2009 (Artigo 2°, inc. II, alínea”c”), no momento da abordagem não foi constatado pescado capturado em poder dos indivíduos.
Diante dos fatos, os infratores foram autuados com base no Art. 35 Caput da Resolução SIMA nº 005/2021, sendo elaborado nove (9) Autos de Infração Ambiental que totalizou o valor de R$ 9.000,00 (R$ 1 mil, para cada pessoa abordada), com sanção de Advertência, sem prejuízo das providências penais.

Além das providências Administrativas a equipe orientou os autuados quanto a importância do comparecimento ao Atendimento Ambiental e quanto a necessidade da preservação na fauna ictiológica.
Os petrechos foram apreendidos e depositados na sede do 3° Pelotão, até deliberação do atendimento ambiental.
Foram apreendidos: cinco (5) Caniços simples de Bambu e quatro (4) Caniço com molinete.
Além das providências Administrativas a equipe orientou os autuados quanto a importância do comparecimento ao Atendimento Ambiental e quanto a necessidade da preservação na fauna ictiológica.
Os petrechos foram apreendidos e depositados na sede do 3° Pelotão, até deliberação do atendimento ambiental.
Patrulhamento Ostensivo Náutico
Pirassununga – Os Soldados PMs Claudino e Soares, do 1º Pelotão, utilizando a viatura terrestre A-05203 e Embarcada A-05299, neste domingo, 29, em ação a ‘Operação Impacto’, desenvolveram atividades relacionadas a ações de polícia ostensiva e preventiva, na modalidade terrestre e embarcada.

As ações contaram com o patrulhamento náutico ao montante da Barragem Aratu, pelo Rio Mogi Guaçu no Distrito de Cachoeira de Emas, que perdurou por cerca de 03hs00, onde foram realizadas abordagens a pescadores, não sendo constatadas irregularidades.
A presença da equipe do policiamento ambiental exerceu papel fundamental na prevenção de infrações, contribuindo para coibir possíveis práticas de pesca predatória, bem como a utilização de embarcações sem a devida documentação.
Patrulhamento Ostensivo Náutico
Caconde – Neste domingo, 29, durante ‘Operação Impacto’, policiais militares do 2º Pelotão, desenvolveram atividades relacionadas a ações de polícia ostensiva e preventiva, na modalidade embarcada.
As ações contaram com o patrulhamento náutico na Represa de Caconde-SP. Tal patrulhamento náutico perdurou por cerca de 06h00, onde foram realizadas abordagens a pescadores, não sendo constatadas irregularidades.
A presença da equipe da Polícia Militar Ambiental exerceu papel fundamental na prevenção de infrações, contribuindo para coibir possíveis práticas de pesca predatória, bem como a utilização de embarcações sem a devida documentação.


61 Anos de Fé: Comunidade de Cachoeira de Emas celebra a tradicional Reza do Terço a São Pedro
GCM de Porto Ferreira apreende dois adolescentes por tráfico no Cristo Redentor em menos de 24 horas
Pirassununga. MP investiga prefeito Fernando Lubrechet por Improbidade Administrativa, Prejuízo ao Erário, Enriquecimento Ilícito e Violação a Princípio
Giro de Notícias de Leme: Geek Fest, Feriado e Transporte Escolar
Governo de SP autoriza abertura de concurso para 4 mil vagas de aluno-soldado da Polícia Militar
Receio com futuro leva geração Z a buscar estabilidade na carreira