PM Ambiental participa de educacional. Em Araras pássaros silvestres foram encontrados em duas residências
No último sábado, 10, policiais militares do 1º Pelotão de Polícia Militar Ambiental com sede na cidade de Pirassununga/SP, participaram de um denominado de “Praça do Livro” sob coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo do referido município, ocorrido na Praça Conselheiro Antonio Prado, centra da cidade.
O objetivo do projeto é o incentivo à leitura dirigida especialmente ao público infanto juvenil e seus familiares.
Assim, os Cabos Godoy, Ezequiel e Soldado PM Mafra, com o com objetivo de proceder educação ambiental e interagir com a população face à importância da Polícia Militar Ambiental no combate aos delitos ambientais protegendo a fauna, flora e fauna ictiologica, realizaram a apresentação de animais taxidermizados, petrechos apreendidos usados para a pesca predatória, gaiolas e armadilhas apreendidas utilizadas para captura de aves silvestres, bem como viatura terrestre, embarcação e demais equipamentos utilizados pela PMA no dia a dia da fiscalização ambiental, cabendo ainda salientar que durante o evento realizado fizeram-se presentes aproximadamente 2.000 crianças e adultos, tendo como principal resultado o devido reconhecimento e valorização da Polícia Militar Ambiental por parte da população de Pirassununga.
Denúncia leva policiais a apreender pássaros silvestres em Araras
Pelo município da cidade Araras/SP, nesta segunda-feira, 12, em atendimento a denúncia que versava sobre pássaro silvestre em cativeiro, o 1º Sargento PM Cesar e Cabo PM Godoy, constataram em uma residência localizada na rua Antônio Casela, Jardim do Bosque de Versalhes, município de Araras/SP um (1) pássaro em cativeiro (periquitão maracanã- Aratinga leucophalmus) sem anilha e, sem autorização do órgão ambiental competente.
Diante dos fatos, foi lavrado Auto de Infração Ambiental nos termos do Artigo 25 §3 inc. 3 da Res. SMA 48/14, na modalidade advertência, destacando que o infrator responderá na esfera penal com base no artigo 29 da Lei Federal 9605/98 e a ave foi reintroduzida na natureza ficando tal ação registrada pela equipe.
Ainda pelo município de Araras/SP, na mesma segunda-feira, 12, os mesmos policiais estiveram na rua Antônio Canassa, Jardim Dom Bosco, para atendimento a denúncia que versava sobre pássaro silvestre em cativeiro, onde os policiais encontraram dois (2) pássaros em cativeiro (“Trinca Ferro Verdadeiro – Saltator Similis ” e “Azulão verdadeiro – Passerina Brissoni”) sem anilha e sem autorização do órgão ambiental competente.
Diante dos fatos, foi lavrado Auto de Infração Ambiental nos termos do Artigo 25 §3 inc. 3 da Res. SMA 48/14, na modalidade multa simples, valorada em R$ 5.500,00(cinco mil e quinhentos reais), destacando que o infrator responderá na esfera penal com base no artigo 29 da Lei Federal 9605/98 e ambas as aves ficaram depositadas pelo Cras-Pro Araras, destacando ainda que a referida ave Azulão encontra-se listada como ameaçada de extinção.