Pelé, 80 anos do jogador perfeito
Feliz aniversário ao rei do futebol, dizem que lenda não morre, então o nosso é eterno.
O maior jogador de todos os tempos acumula recordes e marcas impressionantes, que dificilmente serão batidas por outros jogadores
Pelé completa nesta sexta-feira, 23 de outubro, 80 anos de vida. Tricampeão mundial, maior artilheiro da história do futebol e o maior jogador de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, nascido em Três Corações MG, acumulou recordes ao longo de sua carreira, atuando por Santos, New York Cosmos, seleção brasileira e alguns combinados.
Com a camisa do Santos, Pelé balançou as redes adversárias 1091 vezes, seleção brasileira, somando jogos oficiais e amistosos, são 95 tentos E no fim de carreira, quando atuou pelo Cosmos, o craque anotou outros 64 gols.
Os demais 32 gols que Pelé anotou foram por combinados como a seleção paulista, um time misto de Santos e Vasco, seleção do exército e seleção do sudeste.
Podemos destacar que em três anos Pelé anotou mais de 100 gols. Em 1959, o Rei conseguiu seu maior número de gols em 365 dias: 126 bolas nas redes adversárias. Dois anos mais tarde, foram 111 gols marcados. Por fim, em 1965, o craque fez 105 gols, foram incríveis 92 hat-tricks, ou seja, jogos em que Pelé marcou três gols. Em outras 30 oportunidades, o craque anotou quatro gols na mesma partida. Cinco gols no mesmo jogo? Pelé conseguiu o feito sete vezes, o mais impressionante é que Pelé anotou oito gols em um mesmo jogo. No dia 21 de novembro de 1964, o Rei conseguiu este feito na goleada santista por 11 a 0 contra o Botafogo paulista.
Pelé foi premiado pela Fifa como o Melhor Jogador do Século XX. O Comitê Olímpico Internacional também o elegeu como atleta do século, embora o Rei do Futebol nunca tenha jogado o torneio de futebol das Olimpíadas. E a revista “Time” o colocou como uma das 100 maiores personalidades do último século.
A Bola de Ouro nunca teve o brasileiro como vencedor pois, na época que ele jogava, a France Football levava em consideração apenas os jogadores que atuavam na Europa. Em 2013, no entanto, a revista entregou a Bola de Ouro honorária ao Rei do Futebol. Pelé concorre para o Time dos Sonhos da Bola de Ouro, premiação que escolherá o melhor time de todos os tempos.
Na Copa do Mundo de 1958, a primeira que conquistou, foi eleito o melhor jovem jogador da competição e ficou com a Bola de Prata. No tricampeonato, em 1970, Pelé foi escolhido como o Bola de Ouro do torneio, também é Cidadão do Mundo, prêmio que recebeu da ONU em 1977, e Embaixador da Boa Vontade, honraria da UNESCO, em 1993.
Bola de Prata o Rei não tem nenhuma, tradicional prêmio da Revista Placar, hoje entregue pela ESPN. Isso porque o Rei do Futebol não concorria ao prêmio, era uma vez que era considerado hors concours. Ou seja: era tão superior aos outros concorrentes que não poderia receber notas nem ser eleito como o melhor do ano em sua posição.



Leme. Curso gratuito de Narração de História. Veja outras notícias divulgadas pelo SECOM
Polícia Militar de Pirassununga apreende quatro caminhões suspeitos de “dublagem”. Lemense devera ser investigado
Policiamento Ambiental dos Pelotões da 2º Cia. PM Ambiental agem com rigor neste Defeso da Pesca
Capivaras no Lago Municipal de Pirassununga: beleza natural ou risco à saúde pública?
Vendedor é preso por Lesão Corporal (Violência Doméstica), Ameaça, podendo responder por Tentativa de Homicídio
Dois condenados (foragidos) da justiça foram presos no Dia de Todos os Santos
e no final da vida, não reconheceu a filha, apesar do dna positivo, que pena para um grande futebolista, futebolista, não ser humano.