Pelé, 80 anos do jogador perfeito
Feliz aniversário ao rei do futebol, dizem que lenda não morre, então o nosso é eterno.
O maior jogador de todos os tempos acumula recordes e marcas impressionantes, que dificilmente serão batidas por outros jogadores
Pelé completa nesta sexta-feira, 23 de outubro, 80 anos de vida. Tricampeão mundial, maior artilheiro da história do futebol e o maior jogador de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, nascido em Três Corações MG, acumulou recordes ao longo de sua carreira, atuando por Santos, New York Cosmos, seleção brasileira e alguns combinados.
Com a camisa do Santos, Pelé balançou as redes adversárias 1091 vezes, seleção brasileira, somando jogos oficiais e amistosos, são 95 tentos E no fim de carreira, quando atuou pelo Cosmos, o craque anotou outros 64 gols.
Os demais 32 gols que Pelé anotou foram por combinados como a seleção paulista, um time misto de Santos e Vasco, seleção do exército e seleção do sudeste.
Podemos destacar que em três anos Pelé anotou mais de 100 gols. Em 1959, o Rei conseguiu seu maior número de gols em 365 dias: 126 bolas nas redes adversárias. Dois anos mais tarde, foram 111 gols marcados. Por fim, em 1965, o craque fez 105 gols, foram incríveis 92 hat-tricks, ou seja, jogos em que Pelé marcou três gols. Em outras 30 oportunidades, o craque anotou quatro gols na mesma partida. Cinco gols no mesmo jogo? Pelé conseguiu o feito sete vezes, o mais impressionante é que Pelé anotou oito gols em um mesmo jogo. No dia 21 de novembro de 1964, o Rei conseguiu este feito na goleada santista por 11 a 0 contra o Botafogo paulista.
Pelé foi premiado pela Fifa como o Melhor Jogador do Século XX. O Comitê Olímpico Internacional também o elegeu como atleta do século, embora o Rei do Futebol nunca tenha jogado o torneio de futebol das Olimpíadas. E a revista “Time” o colocou como uma das 100 maiores personalidades do último século.
A Bola de Ouro nunca teve o brasileiro como vencedor pois, na época que ele jogava, a France Football levava em consideração apenas os jogadores que atuavam na Europa. Em 2013, no entanto, a revista entregou a Bola de Ouro honorária ao Rei do Futebol. Pelé concorre para o Time dos Sonhos da Bola de Ouro, premiação que escolherá o melhor time de todos os tempos.
Na Copa do Mundo de 1958, a primeira que conquistou, foi eleito o melhor jovem jogador da competição e ficou com a Bola de Prata. No tricampeonato, em 1970, Pelé foi escolhido como o Bola de Ouro do torneio, também é Cidadão do Mundo, prêmio que recebeu da ONU em 1977, e Embaixador da Boa Vontade, honraria da UNESCO, em 1993.
Bola de Prata o Rei não tem nenhuma, tradicional prêmio da Revista Placar, hoje entregue pela ESPN. Isso porque o Rei do Futebol não concorria ao prêmio, era uma vez que era considerado hors concours. Ou seja: era tão superior aos outros concorrentes que não poderia receber notas nem ser eleito como o melhor do ano em sua posição.
e no final da vida, não reconheceu a filha, apesar do dna positivo, que pena para um grande futebolista, futebolista, não ser humano.