Parceria oferece curso para moradores do Jardim Santa Clara
Desde segunda-feira (5), o Departamento de Habitação (vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico) da cidade de Pirassununga/SP em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Serviço Nacional do Comércio, pela Regional de São Carlos (Senac), iniciaram o curso profissionalizante de auxiliar de cozinha, programação exclusiva voltada para os moradores residentes no Jardim Santa Clara, bairro adjacente à Vila Santa Fé.
Formada por 385 residências populares, esta agenda faz parte da programação de inclusão social e programa de pós-ocupação do bairro, com finalidades de capacitação a estes moradores, cujo conjunto habitacional foi formado em meados de março do ano passado.
Após uma série de cinco de seis palestras sócioeducativas – a última deverá ocorer no próximo dia 22 deste mês de junho – para os moradores do novo bairro, a parceria formada pelo DeHab, CEF e Senac co-organiza o curso “técnicas básicas de gastronomia”, para auxiliar de cozinha, já iniciada nesta segunda-feira (5), pela nutricionista Marina Zanoni Macedo.
Este curso, com 80 horas de duração e que deve se encerrar em meados no próximo mês de julho, durante 20 dias, acontece semanalmente de segunda à sexta-feira, sempre das 18 às 2 horas, na sede do projeto social “Cuidando do Amanhã”, na Vila Santa Fé. A nutricionista do Senac, neste primeiro módulo, ensina o passo-a-passo aos alunos presentes o programa destacado: Higiene, Manipulação e Segurança dos Alimentos; Contaminação cruzada; Higienização de frutas, legumes e verduras; Armazenamento de alimentos; Hábitos de higiene pessoal; Doenças veiculadas por alimentos; além de Mise en place e Plano de ataque – Equipamentos e utensílios da cozinha.
• 2º módulo – Segundo o representante do Senac Regional de São Carlos, Sérgio Ricardo Yaegashi, nos próximos dias, os alunos do curso deverão avançar para o segundo módulo, com os chefs Altemiro Ragonesi Pereira e Gabriel Bratfich Penteado, responsáveis por ministrar conhecimentos básicos sobre a seguinte agenda: Cortes em vegetais; Limpeza, características e cortes – Bovinos, Aves, Suínos, e Pescados; Fundos e sopas; Molhos bases e derivados; Técnicas de garde manger: Preparo de ovos; Métodos e técnicas de cocção; Auxiliares de cocção (branquear, gratinar, selar, flambar e deglacear); Preparo de leguminosas, grãos e cereais; e Apresentação de produções culinárias.
Yaegashi também esclarece que, cada aluno que obtiver pelo menos 75% de frequência a este curso do Senac Regional de São Carlos – oferecido gratuitamente aos moradores do Jardim Santa Clara – vai receber o diploma/certificado com reconhecimento pela Ministério da Educação (MEC).
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Pirassununga


Temporal com fortes ventos causa queda de árvores e mobiliza forças de segurança em Pirassununga
Tribunal de Contas do Estado de São Paulo aponta irregularidades em armazenamento de descarte de medicamentos em municípios paulistas
Pirassununga. Administração do “NOVO”, num colapso que poderá trazer prejuízo tremendo, nunca jamais visto na Velha Política
Tragédia com quatro carbonizados deixa um quinto morto na Santa Casa de São João da Boa Vista
Pirassununga. CRISE DA NOVA POLÍTICA poderá impactar o pagamento dos Servidores Público e possivelmente de Fornecedores e Prestadores de Serviços Municipais
Flagrante em Leme: Três são presos em desmanche de ônibus furtado. Procurado da Justiça e Operação Bloqueio