“Operação Caipora”. Comando da 2ª Cia. de PM Ambiental encerra com ‘chave de ouro”

O Capitão PM Ivo de Moraes, comandante da 2ª Cia. de Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, do 5° Batalhão de Polícia Militar Ambiental, tendo o 1º Tenente PM Shester, comandante dos (1º, 2º e 3º Pelotões), respectivamente Pirassununga, São João da Boa Vista), uma área que abrange cinquenta e dois (52) municípios, dentre eles, divisa com o Estado de Minas Gerais, divulgou os três dias da “Operação Caipora”.
Veja a Nota Oficial divulgada pelo Capitão PM Ivo de Moraes
Na data de hoje encerramos a Operação Caipora que foi desenvolvida no período de 05 a 07 de agosto de 2025 em conjunto com a Operação Impacto.
A operação tem essa denominação em alusão lenda do “Caipora” que é um mito amplamente difundido em todo o território nacional, com raízes indígenas, que descreve uma entidade mítica responsável pela proteção e controle das florestas e de toda a sua biodiversidade.
A Operação Caipora teve o objetivo de intensificar a fiscalização em áreas desmatadas cuja decisão da autoridade ambiental foi: plantio de mudas de espécies nativas, isolamento e retirada de materiais e demolição de edificações irregulares, visando à promoção da recuperação ambiental.

O foco da missão foi à fiscalização do cumprimento de TCRA’s e foram verificar o abandono e a regeneração efetiva de áreas degradadas, submetidas a Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) e monitoramento de eventuais danos em Unidades de Conservação (UC), assegurando o cumprimento das medidas de recuperação e preservação estabelecidas, garantindo a proteção das florestas e o cumprimento da legislação ambiental vigente.
Após o período de execução da operação foram obtidos os seguintes resultados:

Foram fiscalizados 32 Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), sendo 15 cumpridos integralmente e 17 de forma parcial ou não cumpridos.
Foram confeccionados 09 Autos de Infração Ambiental por degradações contra a flora e descumprimentos de embargos que somados totalizaram R$ 28.814,95.
O total de área fiscalizada e autuada foi de 0,807ha.
Foram apreendidos: 10 suínos, 04 caçambas e 01 (uma) piscina de fibra.

Encerrada a Operação Caipora os resultados obtidos pelo 2ª Cia do 5º Batalhão de Policiamento Ambiental superaram as expectativas em números de Unidades de Serviço operando e quantidade de Termos de Recuperação Ambiental fiscalizados.
Fotos e Informações – 2ª Cia. PMAmb