OMS declara Emergência Internacional por Coronavírus
A Organização Mundial de Saúde (OMS) acaba de declarar “emergência internacional de saúde pública” em função da epidemia de coronavírus que se espalha a partir da China. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (30), pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus. É a sexta vez que o dispositivo é acionado desde sua criação, em 2005.
Segundo o regulamento sanitário internacional da OMS, a emergência é “um evento extraordinário determinado que constitui um risco de saúde pública para outros Estados por meio da disseminação internacional de doenças”.
“Estamos declarando uma emergência de saúde pública internacional em função do surto global”, afirmou Ghebreyesus. “Nós precisamos agir agora para ajudar outros países a se prepararem para a possibilidade [de entrada do vírus]. A razão para a declaração não é pelo que está acontecendo na China, mas pelo que acontece nos outros países.”
Apesar da emergência global, o diretor da OMS disse que as autoridades sanitárias da China vêm realizando um ótimo trabalho.
“A rapidez com que a China detectou o vírus, isolou os infectados e informou os demais países foi impressionante. Não é exagero dizer que a China está estabelecendo novos parâmetros para o tratamento de surtos desse tipo”, afirmou. “Até agora, não vimos nenhuma morte fora da China.”
Segundo o novo balanço da OMS, 171 pessoas morreram até aqui (todas na China). Ao todo, há mais de 8,2 mil infectados no mundo.


URGENTE: Aeronave agrícola cai em área rural de Tambaú
Rodrigo Garcia e o incômodo retorno do municipalismo ao jogo político paulista
Trabalho e Compromisso. Prefeito de Leme anuncia os feriados e pontos facultativos de 2026 e novos cursos
Mundial FM Pirassununga e Piracema Plus completou 100º programa A Voz do Povo, após a unificação
GCM de Porto Ferreira encerra 2025 com resultados históricos no combate ao crime e inicia com força total em 2026
Abandono de Cachoeira de Emas: Promessas não cumpridas e crise no saneamento