Obras para contenção de inundações já avançam pela Siqueira Campos
A extensa etapa de obras para acabar com inundações na região central da cidade foi iniciada na Rua Siqueira Campos nesta terça-feira (9). O trecho da rua onde as obras começaram precisou ser interditado, e deve permanecer assim até o fim desta etapa, que pode perdurar por um mês. O fechamento da rua visa dar segurança tanto aos trabalhadores da obra quanto aos motoristas, evitando acidentes.
O cronograma previu que as obras seriam iniciadas defronte o Colégio Objetivo do Centro (no cruzamento da Rua Siqueira Campos com a Major Pereira), seguindo pela Siqueira Campos, virando na Pereira Bueno e chegando até a Avenida Prudente de Moraes, passando depois pela Rua Amador Bueno. Dali as obras continuam em direção à Ladeira Padre Felipe, de onde chegam para a Rua Capitão Evaristo.
A primeira etapa iniciada agora compreende intervenções entre a Siqueira Campos e a Avenida Prudente de Moraes. Neste trecho serão adequadas 2 bocas de lobo próximas ao Colégio Objetivo (da Siqueira Campos) e serão instaladas outras 8 novas bocas de lobo na Pereira Bueno.
Caso o tempo permaneça firme, sem chuvas, as intervenções da primeira etapa devem perdurar entre 3 e 4 semanas.
Neste tempo o trecho terá o asfalto e o calçamento retirados para instalação de tubulação, sob a rua, de 1 mil milímetros. Também serão instaladas as bocas de lobo necessárias à captação da água das chuvas (que será levada por essas bocas de lobo, evitando alagamentos na região central). Depois de instalados os tubos, o calçamento será recolocado e a massa asfáltica reaplicada sobre a via.
O prefeito de Pirassununga, Ademir Lindo, anunciou as obras na semana passada. Conforme ele reiterou, pode haver transtornos devido à grande complexidade nesta etapa. Mesmo assim o prefeito reforçou que as intervenções são necessárias para evitar que Pirassununga enfrente problemas mais graves com a drenagem de águas pluviais. Por isso ele pediu paciência aos pirassununguenses.
Projeto deve evitar inundações
Para que o Centro da cidade não sofra com as chuvas serão necessários cerca de 1.800 metros de tubulação e intervenções em diversas ruas, pois a tubulação precisa ser enterrada sob as vias.
Serão feitas mais de 100 bocas de lobo ao longo do trajeto. Ao longo de toda a obra serão implantados tubos de 800 milímetros e de um metro de diâmetro. Esses tubos irão canalizar toda a água que desce da parte de cima da cidade após as chuvas, evitando assim as inundações no Centro. Veja matéria completa sobre as obras clicando neste link.
O Superintendente do Saep (Serviço de Água e Esgoto de Pirassununga), João Alex Baldovinotti, reforçou que poderá haver rompimentos em redes de esgoto que estejam no trajeto. Porém, se isso ocorrer, elas serão rapidamente consertadas.
Divulgação