O Desafio da Obesidade e Desnutrição Infantil
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Secretaria Municipal de Educação informa sobre os problemas da Obesidade e Desnutrição Infantil.
Ao falar sobre obesidade infantil, dificilmente consegue-se associar com outro problema de saúde infantil, igualmente sério, a desnutrição.
Por engano, ao falar em desnutrição, associa-se a condição de magreza, contudo, médicos, sociedades pediátricas e até mesmo a OMS (Organização Mundial de Saúde) definem como desnutrição como a falta de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.
É possível que uma criança esteja acima do peso ideal e mesmo assim esteja desnutrida.
Segundo a OMS, em estudo de 2019, estimasse que até 2025 a obesidade infantil poderá chegar ao número de 75 milhões de crianças.
Um dos principais fatores que causa a desnutrição infantil e a obesidade infantil, segundo a OMS, é o constante e crescente aumento no consumo de alimentos industrializados e fast-food.
A Secretaria Municipal de Educação, pensando na saúde das crianças, durante os meses de fevereiro e março de 2022, realizou em todas as unidades escolares municipais de educação infantil, através dos professores de Educação Física, a aferição do IMC (Índice de Massa Corporal).
O IMC é um valor de referência para dados, tais como, desnutrição, peso adequado, sobrepeso ou obesidade.
Os alunos que tiveram seu IMC indicando Desnutrição ou Obesidade serão assistidos pelos Professores de Educação Física durante as aulas e receberão
orientações em relação à alimentação. De acordo com o resultado das avaliações, os casos identificados que persistirem serão encaminhados à Secretaria de Saúde, para acompanhamento no PSF de sua comunidade.
Informações adicionais podem ser adquiridas na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Av. Maria Augusta Thomaz, 133 • Centro, ou através do telefone 3573-6300.
Informação e Foto – Secretaria de Comunicação Social