Morre em Ribeirão Preto o comerciante Zé da Lojinha
Atualizado as 20h45 de 24 de Junho de 2017
Faleceu na tarde deste sábado, 24, um dos comerciantes mais tradicionais da cidade de Pirassununga/SP, José Methner, popularmente chamado e conhecido como Zé da Lojinha.
Comerciante, Zé da Lojinha ao longo de sua vida inovou o comércio da cidade, sempre trazendo novidades. Seus filhos e filhas seguiram o ramo do Pai. O comerciante que contava com 86 anos, não separava dos amigos e fazia questão de ouvir a boa música sertaneja.
Zé da Lojinha estava internado em um Hospital da cidade de Ribeirão Preto/SP. O corpo do comerciante será velado a partir das 22 horas deste sábado, 24, na sala 2 do Velório Municipal e será sepultado as 14h00 de domingo, 25, no jazigo da família no Cemitério Municipal da cidade.
Em sua propriedade rural, o compositor, cantor, músico e sertanejo, Mazinho Quevedo, gravou dois programas Caminhos da Roça da EPTV, afilhada da Rede Globo.
Dez anos atrás
Dez anos atrás, em publicação no Jornal O Movimento , na oportunidade bi semanário do município de Pirassununga/SP, o Dr. Luiz Antonio Marrocos Leite, fez uma justa homenagem ao comerciante Zé da Lojinha.
Veja abaixo.
TERRA DE MEUS AMORES
JOSÉ METHNER – (Zé da Lojinha)
Foto Nery Festas
Cidadão: JOSÉ METHNER, é filho de Martinho Methner e de Guiomar Hümel, nasceu em Pirassununga no dia 13 de janeiro de 1931. Casou-se em 23 de janeiro de 1954 com Irene Pegoraro, na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, celebrado pelo Monsenhor Francisco Cruz. Com o falecimento de sua esposa Irene, depois de mais de 44 anos de feliz união, José Methner ficou viúvo no dia 10 de julho de 1998.
Pais: Seu pai Martinho Methner, trabalhava na agricultura e na produção e comercialização de lenha, açúcar, melado, etc, e sua mãe Guiomar Hümel era dona de casa. Ambos nasceram nesta cidade de Pirassununga.
Avós: São seus avós paternos Henrique Meteler e Helena Meteler, e maternos: Guilherme Hümel e Antonia Araújo Hümel, todos descendentes de alemães.
Irmãos: Nosso homenageado José Methner tem seis irmãos: Joaquim Meteler, Inácio Meteler, Tereza Meteler Andrieta, Maria Meteler Tuckumantel, Ana Meteler Ferrarezi e Luiz Meteler.
Filhos: Seis também são seus filhos: Cláudio Methner, divorciado; Maria Regina Methner Boizan, casada com Mauro Boizan; José Roberto Methner, casado com Margareth Mancin Methner; Solange Methner Schimth, casada com José Ângelo Schimth; Vera Lucia Methner Baldin, casada com Noel Amauri Baldin e Roseli Methner Dela Libera, casada com Fábio Joilson Del Libera. Todos os filhos herdaram do pai o gosto pelo comércio, pois são todos comerciantes.
Netos: É avô coruja de dez netos: Lucas Ramon Morcelli Methner, Nathalia Methner Boizan, Muryel Michely Morcelli Methner, Rebeka Methner Boizan, Mayara Mancim Methner, Gustavo Methner Shimith, Matheus Mancin Methner, Rodrigo Methner Schimith, Victor Methner Dela Libera e Samuel Methner Baldin.
Formação: Embora seja um homem de grande realizações pessoais e profissionais, José Methner estudou apenas até o 3º ano do curso primário. Estudou na antiga Escolinha da Vila Malaquias, que se localizava na Igreja São Vicente de Paulo, ao lado do asilo, com a profª Yolanda Del Nero Barco, tendo se transferido para a Escola Coronel Franco, onde teve como professores Ângelo e Ema Berretta.
Militar: Serviu o exército brasileiro no 17º Regimento de Cavalaria, aqui em Pirassununga, ao lado dos amigos Dorival Denófrio, Otacílio Tangerino, Lídio Amorin Marostegan, entre outros.
Trabalho: Nosso homenageado começou a trabalhar quando era criança, auxiliando seu pai no serviço braçal, na propriedade rural que tinham, mas o que ele mais gostava era de negociar lenha, verdura e açúcar, pois assim é que ganhava algumas gorgetinhas, tornando-se, desde então, um comerciante nato. Quando casou-se, passou a viver no sítio Santa Cruz, de propriedade de seu pai, onde hoje é o bairro Ferrarezi.
Comerciante: Sua vida foi dedicada quase que totalmente ao comércio. Diante das dificuldades da roça, José Methner juntou algumas de suas economias e foi para São Paulo comprar tecidos e aviamentos. No dia 16 de novembro de 1954, inaugurou sua primeira loja de tecidos e armarinhos na esquina das ruas da Saudade e Major Pereira, que na verdade era uma lojinha mesmo, então denominada Loja de Retalhos Santa Cruz, começando com praticamente ½ dúzia de peças. Por volta de 1965 transferiu-se para a Rua Major Pereira onde se encontra até os dias de hoje, quando ficou conhecido como Zé da Lojinha. Diz que essa denominação lhe foi dada pelas costureiras que pediam para que seus filhos fossem até o Zé da Lojinha para comprar botões e retalhos de tecidos. Na década de 80, inaugurou uma loja de móveis, passando a ter três lojas: roupas, presentes e móveis. Atualmente conta com três lojas, sendo duas conhecidas como 1,99 e outra de roupas e calçados. Portanto, Zé da Lojinha trabalha há mais de 48 anos no comércio pirassununguense, do qual conseguiu educar seus filhos e construir um bom patrimônio.
Pecuária: Além de um ótimo comerciante, José Methner é um grande conhecer de gado. Há anos é criador de gado e de frangos em suas propriedade rurais.
Homenagens: Através do projeto de autoria do Vereador Edson Sidney Vick do PFL, José Methner recebeu da Câmara Municipal local a distinção de Honra ao Mérito no ano de 2000. Foi ainda homenageado no ano de 1999, pela Associação Comercial e Industrial de Pirassununga (ACIP) em comemorações ao Dia do Comerciante.
Hobby: Sua maior diversão é a pescaria. Adora pescar, sempre acompanhado pelos amigos, e conhecer os inúmeros rios deste País.
Admiração: Indagado para que mencionasse nomes de pirassununguenses que admira pelos serviços prestados à comunidade, fez questão de registrar os seguintes: João Ferrarezi, João Pizarro, Guilherme Müller Filho (Ezio Müller), João da Silva (João do Caetano), Roque de Mattia, Joaquim Zanata Cital, Romilda Victorelli, Luiz de Castro Santos, entre outros, pelo que todos têm feito pelas pessoas mais carentes, sem necessariamente divulgar seus feitos.
Educação: Para nosso homenageado, o que falta nos dias de hoje é que: o pai e a mãe que põem filhos no mundo deveriam se preocupar mais em educá-los… é preciso saber educar.
Sonho: Meus sonhos foram todos realizados, por isso, hoje sonho apenas que os meus filhos vivam bem.
Amor: O maior amor é cultivar a amizade entre o pai e os filhos… eu amava muito minha mulher.
Saudades: Sinto muitas saudades de minha mulher, mas saudade é uma coisa que não se pode guardar muito.
Mensagem: À população deixa a seguinte mensagem: Minha vida está muito curta, apesar disso não tenho o que reclamar. Por isso, agradeço aos pirassununguenses por tudo.
O Ilustre pirassununguense JOSÉ METHNER (Zé da Lojinha) é uma pessoa íntegra, sincera, honesta e exemplar. Sua vida é pautada nos princípios cristãos e no testemunho de vida. Apesar de sua simplicidade e humildade, sempre soube cativar o amor dos amigos e de todos os que estão ao seu redor. É um homem de palavra, de respeito e de uma formação ética e moral incontestável. Sempre se dedicou à família e ao trabalho de corpo e alma. É um Amigo Fiel e companheiro de todas as horas, pois está sempre disposto a ajudar e dar seus sábios conselhos. É um verdadeiro paizão, que faz de sua fé e do inesgotável AMOR que ostenta pelos filhos e netos sua razão de viver. Eis, então, um pouco do cidadão pirassununguense, JOSÉ METHNER que, sem dúvida alguma, é um HOMEM HONRADO e digno que também faz parte da história de Pirassununga, pois, contribuiu e continua contribuindo com altivez para o desenvolvimento de nossa Cidade Simpatia.
Obrigado ilustre e digno cidadão JOSÉ METHNER: é uma honra tê-lo conosco.
MARROCOS LEITE.-
FOTOS:
Esposa Irene
Recebendo a láurea de Honra ao Mérito ao lado do Ver. Vick e familiares
Na chácara como os inseparáveis amigos Arnaldo e irmãos Pizarro