Moradores de Leme e Porto Ferreira podem usar o celular para enviar reclamações às prefeituras
Por G1 São Carlos e Araraquara
As prefeituras de Leme, Porto Ferreira e Matão (SP) aderiram a um aplicativo para melhorar a comunicação com os moradores. Pelo programa, qualquer cidadão pode registrar problemas, cobrar serviços ou fazer sugestões.
O sistema, chamado de “Fala, Cidadão”, funciona tanto no computador quanto no celular. O morador precisa fazer um cadastro e, em seguida, já pode mandar seu recado.
Sistema pode ser usado em celulares e computadores (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)
Em Leme, desde que o app começou a ser usado, a prefeitura recebeu queixas sobre buracos, mato alto e trânsito.
“Por exemplo, vem uma reclamação de tapa-buraco. A gente recebe, dá andamento e encaminha para a secretaria competente, que é a Secretaria de Serviços Municipais. A partir do momento que essa secretaria recebe, ela tem um certo tempo para poder atender essa solicitação. Em média, como ainda estamos aprendendo o sistema, estamos dando um tempo de 10 dias para se executar o serviço”, disse secretário de Comunicação, Lucas Gonçalves da Silva.
Em Porto Ferreira, o programa é usado há duas semanas. Nesse período, foram 20 mensagens e, segundo a prefeitura, 95% dos casos foram resolvidos.
Assessor de Porto Ferreira afirma que 95% dos casos foram resolvidos (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)
“A gente não consegue resolver tudo, a gente sabe que algumas coisas fogem da alçada da prefeitura, mas a intenção é de resolução próxima aos 99%”, afirmou o assessor de comunicação da cidade, João Carlos Alves Pinto.
“Hoje a gente tem 44 categorias de reclamação, é bem amplo, o cidadão pode reclamar de praticamente tudo, sugerir melhorias”.
Expectativas
Moradora de Porto Ferreira, Roseane Severo ainda não usou o app, mas vê benefícios nessa possibilidade. “Usaria com certeza porque facilita a vida. Às vezes, a gente não tem tempo de ir à prefeitura ou a algum órgão para reclamar, o aplicativo está nas mãos e é mais fácil”, opinou.
A técnica de enfermagem Carlene Bueno também gostou da ideia e espera que ela surta efeito. “Eu acho uma boa. Se resolver, é bom porque não adianta nada a gente mandar para o aplicativo a reclamação e ninguém dar bola porque é o que mais acontece”.


Pirassununga. Casa em Cachoeira de Emas e Vila Pinheiro levam centenas de visitantes para visitação aos enfeites de Natal
Nova Política. Gestão Lubrechet rompe tradição de mais de 20 anos e adia salário dos servidores
Assédio na Saúde – Conselho M. da Saúde de Pirassununga se reúne e depoimentos escancaram possível assédio da secretária de saúde a servidores públicos municipais
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Pirassununga retorna aos cofres municipais R$ 2.500,000,00, mas prefeito Fernando Lubrechet (NOVO) mantém decisão em não pagar os funcionários públicos
Policiais Militares Ambientais dos pelotões da 2ª Cia. PM Ambiental realizaram ações positivas no final de semana
Renata. Um trabalho de solidariedade para o próximo