Moradores de Leme e Porto Ferreira podem usar o celular para enviar reclamações às prefeituras
Por G1 São Carlos e Araraquara
As prefeituras de Leme, Porto Ferreira e Matão (SP) aderiram a um aplicativo para melhorar a comunicação com os moradores. Pelo programa, qualquer cidadão pode registrar problemas, cobrar serviços ou fazer sugestões.
O sistema, chamado de “Fala, Cidadão”, funciona tanto no computador quanto no celular. O morador precisa fazer um cadastro e, em seguida, já pode mandar seu recado.
Sistema pode ser usado em celulares e computadores (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)
Em Leme, desde que o app começou a ser usado, a prefeitura recebeu queixas sobre buracos, mato alto e trânsito.
“Por exemplo, vem uma reclamação de tapa-buraco. A gente recebe, dá andamento e encaminha para a secretaria competente, que é a Secretaria de Serviços Municipais. A partir do momento que essa secretaria recebe, ela tem um certo tempo para poder atender essa solicitação. Em média, como ainda estamos aprendendo o sistema, estamos dando um tempo de 10 dias para se executar o serviço”, disse secretário de Comunicação, Lucas Gonçalves da Silva.
Em Porto Ferreira, o programa é usado há duas semanas. Nesse período, foram 20 mensagens e, segundo a prefeitura, 95% dos casos foram resolvidos.
Assessor de Porto Ferreira afirma que 95% dos casos foram resolvidos (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)
“A gente não consegue resolver tudo, a gente sabe que algumas coisas fogem da alçada da prefeitura, mas a intenção é de resolução próxima aos 99%”, afirmou o assessor de comunicação da cidade, João Carlos Alves Pinto.
“Hoje a gente tem 44 categorias de reclamação, é bem amplo, o cidadão pode reclamar de praticamente tudo, sugerir melhorias”.
Expectativas
Moradora de Porto Ferreira, Roseane Severo ainda não usou o app, mas vê benefícios nessa possibilidade. “Usaria com certeza porque facilita a vida. Às vezes, a gente não tem tempo de ir à prefeitura ou a algum órgão para reclamar, o aplicativo está nas mãos e é mais fácil”, opinou.
A técnica de enfermagem Carlene Bueno também gostou da ideia e espera que ela surta efeito. “Eu acho uma boa. Se resolver, é bom porque não adianta nada a gente mandar para o aplicativo a reclamação e ninguém dar bola porque é o que mais acontece”.