Falta de vaga em creches é tema de reunião na Câmara
A ausência de vagas em creches municipais de Pirassununga foi assunto de uma reunião na Câmara na noite desta quarta-feira (2).
O encontro foi solicitado, através do requerimento nº 645, pelos vereadores Edson Sidinei Vick, Luciana Batista e Wallace Ananias.
Eles foram procurados pelo Grupo de Mães Maria Sem Creche, presente na reunião e representado por uma delas, Joziane Micheli Pires.
Participaram também o presidente da Câmara, Jeferson Couto, os secretários municipais Maria Priscila Sampaio de Souza (Direitos Humanos) e Hamilton Alberto de Oliveira (Educação), o vereador Vitor Naressi e representantes do Conselho Tutelar.
“Estamos reivindicando o direito dos nossos filhos de terem uma vaga na creche. Queremos ir trabalhar e ter certeza de que eles vão ser bem cuidados”, disse Joziane.
O secretário da Educação, Hamilton de Oliveira, disse que a demanda por vagas neste momento é muito alta e que a prefeitura só conseguirá atender a reivindicação das mães em 2020.
“Se a sala tem um profissional com seis crianças, eu não posso colocar dez crianças com esse profissional. Temos um limite, a demanda é muito grande, e infelizmente a prefeitura não acompanhou essa demanda”, falou.
Segundo o secretário, a previsão é que sejam disponibilizadas, para o próximo ano, cerca de 240 matrículas.
O número, porém, seria insuficiente, de acordo com uma das representantes do Conselho Tutelar.
“Em 2018, encaminhamos um ofício para a Educação pedindo o número de crianças que estavam fora da creche. Eram 267. Neste ano, fizemos isso novamente, só que agora o número é bem maior. São 410 crianças”, revelou.
Representante do Mães Maria Sem Creche, Joziani disse que o grupo não tem condições de esperar mais tempo.
“E, infelizmente, o prefeito não está aqui hoje para ouvir tudo o que foi colocado. No dia de pedir voto na porta das nossas casas, ele deu a cara a tapa e hoje ele correu”, disse.
O presidente da Casa, Jeferson Couto, reforçou o posicionamento do Legislativo na questão. “O Legislativo de Pirassununga não comunga com o prefeito quando falta vaga em creche. Não comunga com o prefeito quando faltam as coisas. Nós estamos à disposição de vocês. É a primeira de muitas reuniões que podemos fazer”, afirmou.


EXCLUSIVO. Corpo do Tio de Suzane von Richthofen (mentora do assassinato dos pais) foi enterrado em Pirassununga
Leme registra segundo homicídio de 2026 na Estrada da Graminha
Duplo homicídio é registrado em Conchal nesta terça-feira
Prefeitura de Leme e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 6: Água Potável e Saneamento
Com palmito pupunha, agro de São Paulo soma 9 Indicações Geográficas reconhecidas pelo Inpi
Polícia Federal solicita apoio da Polícia Militar Ambiental em ação na cidade de Sumaré