Espetáculo sobre ancestralidade circula nas escolas do interior de São Paulo

Projeto Roda-Roda: Teatro na Escola entra na sua terceira edição e apresenta o “Aquelas que moram nelas” nas cidades paulistas Bom Sucesso de Itararé, Analândia, Descalvado; para fechar a circulação levam o espetáculo para Santa Maria Eterna, Bahia.
As mudanças fazem parte do cotidiano e permeiam a narrativa do espetáculo “Aquelas que Moram Nela”, que traz a ancestralidade como força para encarar uma nova fase de vida para uma menina, personagem interpretada pela atriz negra Natele Peter. O mais interessante é que se trata de uma peça para o público infantil, que será apresentada em escolas públicas paulistas entre 14 e 30 de maio, gratuitamente. No dia 31, o projeto Roda-Roda: Teatro na Escola encerra a circulação levando a peça para Santa Maria Eterna, Bahia.
Com direção de Natália Curioletti, o espetáculo, cheio de poesia e ludicidade, é pensado para crianças com idade a partir de seis anos. Uma menina se muda para uma nova cidade, longe da avó com quem ela passava as tardes. Quando chega na casa nova e vai abrir as caixas, encontra brinquedos feitos pela avó e, a partir dessas memórias, revive as histórias que ouviu. Ela percebe que os ensinamentos contidos nas histórias vão ajudá-la na nova fase.
“Procuramos de forma sensível e acessível trazer memórias afetivas para a cena e dialogar com as crianças sobre as histórias que nos formam”, explica a diretora.
Essa é a terceira edição do projeto, que tem como objetivo a democratização do acesso ao teatro para milhares de estudantes de escolas públicas do Brasil. “Já passamos por 17 cidades brasileiras, entre elas São João Del Rei/MG, Estância/SE, Joinville/SC e Florianópolis/SC. E esse ano circulamos mais uma vez em cidades catarinenses e agora, nesta etapa, em cidades paulistanas e Bahia”, conta o artista e produtor cultural Eder Schmidt, coordenador artístico do projeto.
O projeto é uma realização da Art & Cena Produções e a circulação desse ano tem o patrocínio da Jundu – Ciência e Inovação em Minerais, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Sobre a atriz
Natele Peter atua como atriz, arte-educadora e palhaça desde 2010. Investiga e pesquisa as tradições orais e a comicidade negra em Santa Catarina. É membro do Coletivo Artístico Trupe Perambula e da Dengo Produções.
Sobre a diretora
Natália Curioletti é graduada em Teatro pela FURB (2006) e especialista em Encenação Teatral pelo Instituto Gene (2009) e em Arte e Educação pela Uniasselvi em 2021. Trabalha profissionalmente como atriz, diretora de teatro e arte-educadora desde 2003.
Sobre o coordenador artístico
Eder Schmidt é graduado em Artes Cênicas pela UDESC (2005) e trabalha profissionalmente como artista e produtor cultural desde então. Entre os trabalhos em destaque está o de coordenador artístico de projetos culturais voltados para a infância, como o “Roda-Roda” e o “Eco-Escolas”.

Serviço
Apresentações fechadas nas escolas, para alunos das instituições.
Apresentações abertas à comunidade **
Todas elas são gratuitas!
Circulação de 14 a 31/5
14/5 – terça
BOM SUCESSO DE ITARARÉ
Apresentação para as crianças do projeto social AMBOS – Associação dos Amigos de Bom Sucesso de Itararé.
Horário: 16h
Local: Centro Comunitário
15/5 – quarta
BOM SUCESSO DE ITARARÉ
Escola: EMEF DONA SILVINA
Horário: 10h45 (180 alunos – 1º ao 5º) | 13h30 (120 alunos – 1º ao 5º)
Local: Centro Comunitário
Apresentação aberta à comunidade **
Local: Centro Comunitário – Rua José Jacinto de Almeida s/n
Horário: 19h
16/5 – quinta
BOM SUCESSO DE ITARARÉ (2 apresentação escolas)
Escola: EE APARÍCIO BILIGIA FILHO
Horários: 10h45, 11h45
Local: Centro Comunitário
17/5- sexta
ANAL NDIA (04 apresentações)
Escola: EM ZEZÉ SALLES
Horários: 10h30, 11h15 | 13h30, 14h15
18/5- sábado
ANAL NDIA | Apresentação aberta à Comunidade **
Local: Centro Comunitário. Endereço: Rua 4, n° 732. Centro
Horário: 15h00
20/5 – segunda
DESCALVADO (4 apresentações)
Escola: EMEF Coronel Tobias
Horários: 09h30, 10h15 | 13h30, 14h15
21/5 – terça
DESCALVADO (2 apresentações)
Escola: EMEF Dirce Sartori Serpentino
Horários: 10h30 | 13h30
Apresentação aberta à comunidade **
Local: Anfiteatro (Antigo Cine Teatro Estação). Endereço: Rua Dom Pedro II- Vila Melki- Descalvado/SP
Horário: 19h
22/5 – quarta
DESCALVADO (4 apresentações)
Escola: EMEF Francisco Fernando Faria da Cunha
Horário: 10h30, 11h15 | 13h30, 14h15
23/5 – quinta
DESCALVADO (2 apresentações)
Escola: EMEF Professora Thereza dos Anjos Puoli
Horário: 10h30 | 13h30
24/5 – sexta
DESCALVADO (2 apresentações)
Escola: Caic Dr. Muniz Barreto
Horário: 13h45 | 14h30
27/5 – segunda
DESCALVADO (1 apresentações escola)
Escola: EMEF Edna do Amaral
Horário: 10h
Apresentação Aberta à Comunidade **
Local: Projeto Criança- Jundu Clube. Endereço: Rodovia SP 215 KM 116 S/N Zona Rural
Horário: 14h00
31/5
SANTA MARIA ETERNA/BA (02 APRESENTAÇÕES)
Escola: EM Vitória Paternostro
Local: Ginásio Poliesportivo
Horário: 11h | 15h30
Apresentação aberta à comunidade **
Local: Ginásio Poliesportivo
Horário: 19h00


Falecimento do Sr. Eduardo José Espinosa
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, continua com atuação acima da meta em defesa do meio ambiente
Loteria Municipal. Projeto dos vereadores Fabrício, Théo, Caridade e Sandra Vadalá, teria nascido morto, de acordo com o STF
Decisão de 1ª Instância anula a CEI dos Milhões em Pirassununga
Vereador Wellington Cintra e seus critérios