Encontro regional define dados turísticos para projeto Caminho da Paz
Durante toda manhã e tarde desta quarta-feira (5), na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da cidade de Descalvado, os representantes das cidades signatárias que constituem o projeto “Caminho da Paz” e também do “Histórias e Vales” estiveram reunidas para definir o compartilhamento de dados oficiais dos respectivos setores de turismo para compor a programação denominada “Caminho da Paz”, formada pelas nove cidades do grupo “Histórias e Vales”, além dos municípios de Corumbataí, Itirapina e Analândia.
O “Caminho da Paz” foi lançado em 2016, na sede regional do Serviço Nacional do Comércio, em São Carlos (Senac/São Carlos), em uma reunião foi marcada pela presença de representantes do poder público, a governança da região turística, empresários do setor turismo, alimentação e hotelaria e também grupos de caminhada e ciclistas das cidades participantes, incluindo Itirapina.
O circuito tem o objetivo de propagar a evolução do turismo na região central do Estado de São Paulo, contribuindo com desenvolvimento de hotéis, pousadas e restaurantes que serão utilizados pelos peregrinos durante a caminhada, bem como do comércio local. Para o desenvolvimento do programa as cidades participantes se mobilizaram, mapearam o caminho e emplacaram todo o trajeto.
No encontro desta quarta-feira (5), em Descalvado, o coordenador Eduardo Henrique Ferin da Cunha, de Tambaú (SP), fez a apresentação de todo plano turístico do “Caminho da Paz” que, no entanto, ainda dependia da reunião de alguns dados turísticos gerais das cidades para ser finalizado.
O percurso inteiro deste circuito, com uma extensão circular de aproximadamente 350 quilômetros, já está liberado e pode ser feito a pé ou de bicicleta. O caminho passa por 12 cidades: Analândia, Corumbataí, Descalvado, Itirapina, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos e Tambaú.
• “Histórias e Vales” – A Região Turística “Histórias e Vales” localiza-se na região central do Estado de São Paulo e é composta pelos seguintes municípios: Descalvado, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos e Tambaú.
No complemento da reunião, os representantes da região turística também aproveitaram o encontro para definir os últimos dados a serem repassados para formatar a programação. Houve uma breve exibição de slides com o mapa das ações e a frequência de turistas. Um dos exemplos usados foi o da cidade de Itirapina, que já concluiu o repasse de todos seus dados turísticos.
O próximo encontro regular dos representantes da região turística está programada para acontecer na próxima quarta-feira (12), pela manhã e à tarde, na sede do Senac Regional, em São Carlos, para a oficina “Diretrizes e Análise de Cenários”.


Leme. Prefeito Claudemir Borges do (PSD) realiza novas entregas para a população. Veja também informações sobre o IPTU
Com apoio do Sebrae-SP, Agenda São Carlos 2026 debate economia local, pequenos negócios e impacto social
Polícia Militar Ambiental realiza operações contra crimes contra a fauna e flora na região
Desocupado e Pizzaiolo presos pela FT da 3ª Cia de Pirassununga por condenações da Justiça
Vereadores propõem reconhecimento das ADIs como profissionais do magistério
Du da Farmácia participa de assinatura de convênio do programa Bairro Paulista