Detran-SP já viabilizou novo formato de exame teórico e baixou taxas dos exames médico e psicotécnico

De acordo com o Detran, já foram atualizadas mais de 14 mil solicitações de curso teórico no Estado realizadas pelo App CNH do Brasil Foto: Divulgação/Governo de SP
- Agência SP
- Publicado em 16/01/2026 – 07:30
Quem for tirar a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em São Paulo a partir de janeiro vai economizar tempo e dinheiro com as medidas adotadas para eliminar etapas e reduzir os custos para o cidadão.
Após a publicação da norma da nova CNH pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), em 10 de dezembro, o Detran-SP, que já vinha estruturando novo processo para habilitação, imediatamente viabilizou a aplicação do exame teórico em novo formato, a partir da implantação do curso on-line. No novo formato, o exame passou a ter 1 hora de duração e a exigir vinte acertos, não mais 21.
Essa readequação no estado de São Paulo foi feita em tempo recorde. O Detran-SP foi o primeiro órgão de trânsito do país a ter um candidato aprovado no novo exame teórico, no dia 13 de dezembro, apenas três dias após a publicação da nova portaria sobre a CNH.
De acordo com o Detran, já foram atualizadas mais de 14 mil solicitações de curso teórico no Estado realizadas pelo App CNH do Brasil, desde a sua implantação.
Outra medida adotada pelo Governo de São Paulo para se adequar à Lei da nova CNH foi a redução do valor cobrado para os exames médico e psicotécnico, limitando em R$ 90 por exame, realizados somente em clínicas credenciadas. Os valores representam uma queda de 30% e 40%, respectivamente, ao que era praticado.
LEIA TAMBÉM: Exames psicológico e médico para CNH ficam mais baratos em São Paulo
Instrutores autônomos
O Detran-SP também disponibilizou o cadastramento de instrutores autônomos que queiram atuar fornecendo aulas práticas para os candidatos à emissão do documento, conforme previsto pelas novas regras da CNH do Brasil,. O canal é no Sistema Eletrônico de Informações do Estado de São Paulo (SEI).
CNH Paulista
Para ajudar o cidadão, o Departamento colocou no ar uma página com um passo a passo para ajudar quem está começando o processo para emitir a nova CNH. Nela há informações de cada procedimento, a ordem que devem ser cumpridos e os links para acessá-los.
O Sistema da CNH Paulista continua em evolução e pelo site também é possível verificar os novos serviços em fase de desenvolvimento, que devem ser oferecidos nos próximos meses, sempre priorizando a rapidez e o menor impacto no bolso da população do estado de São Paulo.


Capitão PM Marina intensifica operações de combate ao crime em Leme e região
Confiança e Credibilidade. Prefeito lemense estende férias por 22 dias e vice (Xuxu), assume as funções governamentais
Bombeiro civil pirassununguense morre em acidente de moto em Porto Alegre
Moradora do Jardim Santa Clara, no Cerrado de Emas reclama da qualidade água fornecida pelo SAEP. Nesta reportagem imagens e vídeos enviados pela denunciante
Falta de Administração mostra abandona do Distrito de Cachoeira de Emas (Recanto Turístico)
Tecnologias e novos formatos são tendências para os eventos em 2026