DEJEM. PMs Ambientais do 1º Pelotão de Pirassununga detém dois em Brotas por pesca
Policiais Militares Ambientais do 1º Pelotão sediado em Pirassununga, comandados pelo Tenente PM Ivo de Moraes, demonstraram durante a madrugada do dia 13, sexta-feira, comprometimento durante atividade da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar-DEJEM, em patrulhamento preventivo às margens da represa Santana, inserida na Unidade de Conservação denominada “Estação Ecológica Mata do Jacaré”, pelo município de Brotas.
A equipe composta pelo Sargento PM Alfieri, Cabos PMs Eliano e Silvério, realizam patrulhamento pela área do município de Brotas, quando ao passarem pela região da Estação Ecológica acima mencionada, visualizaram um veículo estacionado estando acoplado uma carreta semirreboque, sendo ainda avistado dois indivíduos embarcados às margens do referido corpo hídrico.
Diante de um cenário de possível cometimento de ato ilícito, os policiais desembarcaram da viatura A – 01716, permanecendo em monitoramento, a fim de verificar e identificar os indivíduos em atitudes suspeitas, bem como proceder com a abordagem.
Os suspeitos, ao desembarcarem da “canoa” foram abordados, sendo todos identificados e, posteriormente revistados. Indagados sobre o que faziam pelo local e, diante todos os petrechos encontrados como kg de peixes, 15 molinetes, embarcação e motor de popa, disseram que estavam pescando.
Diante ao ato de flagrante de pesca em local proibido (interior de Unidade de Conservação Ambiental), foram tomadas as medidas administrativas com a elaboração dos Autos de Infrações Ambientais em desfavor dos respectivos autores tendo por base a Resolução SMA 48/14 resultando multa total no valor de R$ 2.840,00. Na esfera penal a ocorrência foi apresentada junto a Polícia Civil Judiciária para serem adotadas as providências cabíveis devido ao artigo 34 da Lei Federal 9605/98.
Os materiais utilizados para prática do ato de pesca foram apreendidos e depositados em caráter precário junto a sede do 1° Pelotão em Pirassununga.
Foto – PMAmb (1º Pelotão)