Cultura e Turismo promove encontro com artesãos
A arte de usar as mãos para transformar matéria-prima em objetos de uso pessoal e decoração, fazem do artesanato uma atividade capaz de emocionar e contar histórias. A atividade também permite a valorização e preservação de elementos típicos da cultura local e, pelas mãos dos artistas, encontra no turismo uma forma importante de comercialização.
Com esse objetivo, há duas semanas, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) realizou a primeira reunião com 70 artesãos cadastrados na SUTACO (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades), nas dependências do Teatro Municipal “Cacilda Becker”.
No encontro, o secretário Roberto Bragagnollo (Cultura e Turismo) apresentou a nova equipe credenciada pela SUTACO, encarregada pela avaliação dos artesãos e pela realização de eventos: as servidoras Stella Silvia Dias de Oliveira, Maria das Graças Fortes Salgueiro, Andreia Boschin e Maria Aparecida Lima.
Os participantes foram informados sobre as novas regras estabelecidas pela SUTACO, que excluiu os trabalhos manuais, prevalecendo, apenas o artesanato, ou seja, a transformação da matéria prima do início ao fim.
• Avaliações e renovações – As informações e orientações sobre cadastramento, avaliações técnicas, mudanças estabelecidas pela SUTACO, além dos eventos podem ser obtidas no Centro de Convenções “Prof. Dr. Fausto Victorelli”, às terças-feiras, das 13 às 17 horas e às sextas-feiras, das 7 horas ao meio-dia, com Maria da Graça Fortes Salgueiro, pelos telefones (19) 3562-1207 ou 3563-0530; e, no Setor de Turismo / Conselho Municipal Turismo (COMTUR), às quintas-feiras, com Andreia Boschin, pelo telefone (19) 3562-6309.
A partir deste mês, a agente de desenvolvimento do PAE–Sebrae, Geiza Martins de Freitas, passa a integrar a equipe, e colocou-se à disposição da pasta para a realização de cursos e palestras, com objetivo de orientar os artesãos nos mais diversos aspectos, entre eles, sobre como aumentar as vendas de seus produtos e a forma correta de apresentar seus trabalhos nas feiras e exposições.
• Expoartesanal – Para atender inúmeros pedidos dos artesãos, Bragagnollo anunciou durante a reunião o retorno da ExpoArtesanal. Segundo o secretário, a “ExpoArtesanal do Dia das Mães” será realizada entre entre os dias 9 a 12 de maio, das 13 às 21 horas, no Centro de Convenções “Prof. Dr. Fausto Victorelli”. As inscrições estão abertas neste local, com Graça Salgueiro.
E, a partir de maio próximo, os artistas terão também a chance de expor e comercializar seus produtos durante a realização do Café com Chorinho. A cada domingo, das 7 às 14 horas, grupos de dez artesãos, aproximadamente, se intercalarão na estação da FEPASA, proporcionando ao público opções criativas para presentear.
Divulgação


Vendedor é preso por Lesão Corporal (Violência Doméstica), Ameaça, podendo responder por Tentativa de Homicídio
Dois condenados (foragidos) da justiça foram presos no Dia de Todos os Santos
RESUMO. Ações da GCM de Porto Ferreira resulta em prisão de traficante, apreensões de drogas e recuperação de motocicleta
Prefeito de Leme realiza ações culturais, saúde, meio ambiente e projetos culturais
Capitão PM Ivo de Moraes esclareceu durante entrevista tudo sobre o período do Defeso (Piracema)
Indústria de Pirassununga sofre ação de despejo por falta de pagamento