Crianças da Escola Rural de Santa Tereza convivem próximo de uma de caçamba de lixo da Prefeitura de Pirassununga. Incapacidade administrativa

Moradores de áreas rurais de Pirassununga denunciaram nesta semana uma situação grave: as caçambas disponibilizadas pela prefeitura para a coleta de resíduos estavam lotadas, com lixo transbordando e espalhados pelo chão, em completo estado de abandono.
A prática configura disposição inadequada de resíduos sólidos, infringindo o Decreto Estadual nº 8.468/76, além de violar a Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e o artigo 51-A do Decreto Estadual nº 8.468/76.
O descaso do poder público municipal não apenas demonstra falta de gestão e irresponsabilidade ambiental, como também expõe a população rural a riscos sérios, como contaminação do solo e da água, proliferação de insetos e animais transmissores de doenças, além da degradação da paisagem local.
Indignados, os moradores cobram ações imediatas da Prefeitura, exigindo que os resíduos sejam recolhidos corretamente e que haja manutenção adequada das caçambas. Para eles, a atual situação representa um flagrante desrespeito às leis ambientais e à própria comunidade.

“As imagens são da ‘caçambas’ localizadas na ‘estradada’ de acesso aos Pesqueiro da Balsa” e, de outra nada distante, cerca de um mil metros, de acesso ao bairro de Santa Tereza, ao lado de uma Escola Municipal e de uma Igreja Católica.