Carlinhos apresenta anteprojeto que propõe vacinação domiciliar para pessoas com TEA

O vereador Carlos Luiz de Deus (MDB), o Carlinhos de Deus, apresentou uma indicação acompanhada de anteprojeto de lei, na semana passada, que institui o direito à vacinação domiciliar para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Pirassununga. A proposta busca garantir maior acessibilidade e atendimento humanizado a esse público.
De acordo com o vereador, indivíduos com TEA podem apresentar hipersensibilidade sensorial, dificuldade de adaptação a ambientes desconhecidos e alterações comportamentais, o que torna desafiador o acesso a locais com grande fluxo de pessoas, como unidades de saúde e postos de vacinação. “Iniciativas semelhantes já vêm sendo adotadas em outras cidades brasileiras, com resultados positivos”, registrou Carlinhos.
O anteprojeto estabelece que a vacinação domiciliar deverá ser oferecida quando houver dificuldade ou impossibilidade de deslocamento da pessoa com TEA até uma unidade de saúde. O serviço inclui todas as etapas do processo vacinal, desde a avaliação prévia até a aplicação e o registro no sistema de saúde. A execução ficará a cargo da secretaria Municipal de Saúde, que deverá definir os procedimentos conforme normas técnicas e sanitárias.
Além da proposta, o vereador também apresentou indicação solicitando a construção de uma unidade de saúde no Terras de Santa Maria. A proposta leva em conta o crescimento populacional da região e as dificuldades enfrentadas pelos moradores para acessar atendimento médico.
Autoria: Imprensa/Câmara


Vigilância Sanitária de Pirassununga ignora mau cheiro por criação irregular de animais no Jardim Urupês
OPERAÇÃO CALLIPHORA (GAECO – Atuação em Pirassununga)
SAÚDE NO VERMELHO: O apagão dos remédios em Pirassununga
VISITA INDIGÉSTA. MP do Estado de São Paulo, “visita” secretário de Planejamento do município de Pirassununga
Wanderson Soares é condenado a 16 anos e 4 meses por homicídio ocorrido em 2024 na Vila Santa/Pirassununga. Veja reportagem completa.
Pronto-socorro pediátrico: o que levar em uma emergência com crianças