Campus de Pirassununga da USP recebe iluminação mais econômica
A Neoenergia Elektro concluiu a instalação de 5.900 novas lâmpadas na Universidade de São Paulo (USP), no Campus de Pirassununga (SP).
Entre os prédios beneficiados está o do Departamento de Medicina Veterinária, onde a concessionária realizou a substituição de 686 lâmpadas. Também foram contemplados a Biblioteca e o Hospital Veterinário. O objetivo da iniciativa é reduzir o consumo de energia em até 40 % com a troca de lâmpadas fluorescentes por LED.
“Os Projetos de Eficientização Energética de Edificações da Neoenergia, além de beneficiar o meio ambiente, auxiliam as instituições a evitarem desperdícios no consumo de energia elétrica, pois proporcionam mais economia aos cofres públicos“, afirma Daniela Souza, supervisora de Eficiência Energética da Neoenergia Elektro.
As novas lâmpadas LED possuem uma tecnologia mais avançada em relação às lâmpadas fluorescentes, incandescentes e halógenas, sendo assim são mais eficientes, uma vez que conseguem gerar a mesma capacidade de iluminação com menor consumo de energia.
Além de auxiliar na economia de energia nos prédios públicos das esferas municipal, estadual e federal, as ações beneficiam o sistema elétrico com a redução da demanda na ponta, ou seja, nos horários em que há maior uso de energia na localidade.
A substituição das lâmpadas no município de Pirassununga está em consonância com os Objetivos de Sustentável da agenda da ONU 2030, números 11 – tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, e 17 – fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Os recursos utilizados no projeto fazem parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Elektro, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As ações são viabilizadas em parceria com as prefeituras e entidades locais nos municípios.