Câmara promove reunião comemorativa à Semana Municipal de Esclerose Múltipla
A Câmara Municipal de Pirassununga realizou, na noite desta terça-feira (29), no Plenário “Dr. Fernando Costa”, reunião comemorativa à Semana Municipal de Esclerose Múltipla, com a participação da Arpem (Associação Regional Pirassununguense de Esclerose Múltipla). O encontro faz parte das comemorações do Agosto Laranja, quando é celebrado, no dia 30 deste mês, o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla.
Compuseram a mesa da reunião o presidente da Câmara, vereador Leonardo Francisco Sampaio de Souza Filho (PSDB), o Leo, a secretária municipal de Direitos Humanos, Maria Priscila Sampaio de Souza, que representou o prefeito Ademir Lindo, e a presidente da Arpem, Patricia Fernandes.
A abertura do evento teve a apresentação do Coral Patuscada, do Conservatório Municipal Cacilda Becker, que, sob a regência de Osny Fonseca Júnior, entoaram alguns clássicos da música brasileira, além da canção que representa a Arpem, Faça Valer, do compositor Rubens Nobre.
“Não é à toa que a gente trouxe o Coral Patuscada. A gente quis começar a noite mostrando para todo mundo que é possível fazer valer a pena. Eu e meus companheiros não podemos mudar o diagnóstico, porém a gente consegue mudar a maneira de olhar para essa doença. Independente do que nos acomete, a escolha é nossa de colocar o foco no positivo”, disse Patricia.
Doença crônica e autoimune do sistema nervoso central que afeta o cérebro e a medula espinhal interferindo no controle de funções do organismo como enxergar, caminhar e falar, a esclerose múltipla acomete cerca de 2 milhões e meio de pessoas em todo o mundo – no Brasil, são mais de 25 mil, sendo a doença do sistema nervoso central mais comum entre adultos jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos.
“Quando nós recebemos esse diagnóstico, sabemos que não tem como melhorar. Pelo contrário, nós temos consciência de que dia após dia nossas funções estão sendo comprometidas”, falou Patricia, acrescentando: “Por isso é de imensa importância cada apoio, cada sorriso, cada abraço, cada incentivo que a gente recebe, não há nada mais importante que você possa fazer para um paciente de esclerose múltipla do que respeitá-lo e, para isso, você precisa conhecer o que ele vive”.
A secretária dos Direitos Humanos, Maria Priscila, parabenizou a Arpem pelo trabalho realizado e pela forma positiva como seus integrantes enfrentam a vida. “Apesar de tudo, apesar desses tempos bicudos em que a gente vive, eles têm a preocupação em levar conscientização e apoiar as demais pessoas”, afirmou.
Em discurso de encerramento, o presidente da Câmara, vereador Leo, agradeceu a Arpem por levar essa mensagem de força e coragem a todos aqueles que sofrem de alguma doença. “Acredito que, com amor e responsabilidade, a gente tem condições de tocar o coração das pessoas e de mudar a vida delas”, disse Leo, autor do projeto de lei nº 137, de 2013, que instituiu em Pirassununga a Semana Municipal de Esclerose Múltipla.
É possível visualizar mais fotos da reunião aqui.
Autoria: Imprensa/Câmara


Desocupado e Pizzaiolo presos pela FT da 3ª Cia de Pirassununga por condenações da Justiça
Vereadores propõem reconhecimento das ADIs como profissionais do magistério
Du da Farmácia participa de assinatura de convênio do programa Bairro Paulista
Policiamento Ambiental da 2ª Cia, do 5º BPMAmb, exemplo a serem seguidos no combate aos crimes ambientais
Prefeitura de Leme divulga balanço de ações e cronograma de serviços
Polícia Militar de Leme continua intensificando as ‘operações policiais’