Bolsonaro vai estudar Reforma Tributária proposta por Baleia Rossi aprovada na CCJ
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (22) a constitucionalidade da Reforma Tributária (PEC 45/19). A proposta apresentada pelo deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) propõe a redução de cinco impostos para um.
A Proposta de Emenda à Constituição em discussão na Câmara prevê a substituição dos tributos IPI, PIS e Cofins (federal), ICMS (estadual) e ISS (municipal) para apenas um, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que segue o modelo do imposto sobre o valor agregado (IVA), adotado com sucesso em diversos países.
Agora, a Reforma Tributária será analisada por uma comissão especial criada com essa finalidade. Se aprovada, segue para análise do Plenário. O tempo de transição seria de dez anos.
Em entrevista à Record TV, Jair Bolsonaro falou sobre as manifestações deste domingo (26) por todo o Brasil. Ele também comentou sobre a proposta do Deputado Baleia Rossi, afirmando que se o Ministro Paulo Guedes avaliar positiva quer tocar esta reforma que é necessária para desburocratizar o país em um projeto de 10 anos, período em que todos os impostos devem ser unificados.
Veja o vídeo do trecho da entrevista para a Record TV