Bandidos usam pandemia para aplicar assaltos e golpes

Um alerta geral circula na mídia televisiva e nas redes sociais sobre bandidos que estão se passado por funcionários da Vigilância Sanitária para aplicar golpes e assaltos. Recentemente diversos alertas foram emitidos após casos registrados em grandes cidades. Casos estão sendo registrados no mês de agosto de 2020, onde se iniciou a flexibilização dos comércios em dezenas de cidades.
Empresários foram extorquidos por falsos fiscais que visitam os comércios, vale salientar que o agente público não recebe dinheiro da população por conta própria, conforme preconizado nas diretrizes municipais. “É muito preocupante esse tipo de crime já que, especialmente, a classe empreendedora passa por um momento delicado financeiramente com o fechamento dos seus comércios e ainda recebe mais um desfalque com subornos de terceiros. Nós, da vigilância, cumprimos nosso papel sem realizar cobranças indevidas através de práticas inadmissíveis”, explicou Raoni Rodrigues, subcoordenador da Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Salvador.
Mais uma capital que sofre com casos recentes de golpistas se passando por agentes da vigilância sanitária de para pedir dinheiro a empresários é Curitiba, onde os golpistas usam o uma suposta campanha de arrecadação contra o coronavírus. A cidade emitiu alerta pela Secretaria Municipal da Saúde para mobilizar outras cidades que possam estar passando pelo mesmo problema.
A prefeitura de Curitiba recomenda que as pessoas que receberem ligações deste tipo façam boletins de ocorrência. A Polícia investiga os casos. O alerta repercute nas redes sociais para prevenir a população.
Outro golpe está sendo aplicado de forma virtual, onde criminosos estão se aproveitando da pandemia do coronavírus para aplicar um golpe por meio do whatsapp. As pessoas que têm o aplicativo recebem uma mensagem sobre um auxílio de R$ 600 anunciado pelo governo federal, com objetivo de ajudar aos trabalhadores informais. Entretanto a mensagem não é do governo federal, é de criminosos que pedem a vítima que acesse um link e preencham um formulário.
Através desse formulário, caso preenchido, o grupo terá acesso aos dados pessoais das vítimas e podem aplicar outros golpes. Na mensagem, é solicitado que a pessoa preencha o formulário para ter direito ao saque do benefício. Entre os links enviados pelo criminosos estão: auxilio-corona.info; auxiliocorona.com; auxiliocidadao.com e auxiliocidadao.archievezap.live.


Jeep Renegade fica destruído após colisão com ‘poste’. Condutor foi socorrido ao Pronto Socorro
Acidente entre dois veículos mobiliza equipes de resgate na Avenida Prudente de Moraes
Rave realizada, dúvidas permanecem: pontos ainda não esclarecidos em Pirassununga
GCM de Porto Ferreira continua firme no combate ao crime e ao tráfico de drogas
Comando da 4ª Cia. PM de Leme divulga avanços significativos na segurança do município
Policiais Militares Ambientais dos três pelotões da 2ª Cia. PMAmb, aplicaram mais de R$ 100 mil em multas na região