Arthur Baldin abre nova temporada do monólogo ‘Tião, Meu Glorioso Café’ em Pirassununga-SP

Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1GDHqhaRVRe8tXcPKYE2vP9UA9NDuCLXJ
Escritor, ator e professor de teatro apresenta espetáculo inspirado em sua trajetória de vida no próximo dia 13 de setembro, sexta-feira, partir das 20h, no Centro de Convenções; entrada para o público é gratuita
O escritor, ator e professor de teatro Arthur Acosta Baldin inicia a nova temporada de apresentações de seu monólogo autobiográfico “Tião, Meu Glorioso Café”, em Pirassununga, no interior de São Paulo. O espetáculo tem sessão única marcada para a próxima sexta-feira, dia 13 de setembro, às 20h, no Centro de Convenções “Profº Dr. Fausto Victorelli”, na Vila Guimarães. A entrada é gratuita.
Uma das novidades da turnê em 2024 é a exposição interativa sobre a temática central da peça. Baldin recebe o público, a partir das 19h, para vivenciarem juntos momentos de interação e diversão. Por isso, é bom chegar mais cedo.
Além de Pirassununga, o solo passa este ano por outras cinco cidades paulistas: Campinas (12/10), Ribeirão Preto (18/10), Campos do Jordão (26/10), Santos (17/11) e Jundiaí (2/11), ainda sem data definida. O projeto “Tião, Meu Glorioso Café” foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura do Governo Federal.
Durante a visita a Pirassununga-SP, na sexta-feira (13), o ator Arthur Baldin faz uma apresentação extra, às 10h, na Associação Alda Miranda Matheus (AMMA), como contrapartida do projeto. A atividade prevê uma roda de conversa com a participação dos assistidos, onde serão expostos dados relevantes sobre a temática da pessoa com deficiência (PCD).
O objetivo é fazer com que os participantes reflitam em formas de incluir a pessoa com deficiência em ambientes profissionais e pensem em políticas públicas efetivas de inclusão.
SOBRE O ESPETÁCULO
Arthur Baldin leva ao palco toda a experiência de absorver os limites impostos pela deficiência de forma sensível e humana através da arte. Em “Tião, Meu Glorioso Café”, o escritor e ator compartilha com o público toda a vivência e desafios que lhe foram impostos a partir do diagnóstico de anoxia – ausência de oxigenação no cérebro –, no pós-parto, o que resultou em um leve déficit em sua coordenação motora.
Nascido em uma família que adora tomar café, Arthur Baldin usou a relação íntima com a bebida para criar “Tião”, personagem em que se inspira para demonstrar que as deficiências podem ser superadas com criatividade, empenho e bom humor.
“Tião, Meu Glorioso Café”, que tem a direção de Nando Bolognesi, surgiu como ferramenta para despertar a atenção das pessoas com deficiência (PCDs), independente de qual seja, sobre realidades, pontos de vista e que há caminhos para o que muitos acham impossível. Arthur Baldin expõe no teatro os obstáculos dolorosos e até mesmo tristes vividos por ele de uma maneira simples, objetiva e com a leveza da comédia.
Trata-se de um espetáculo que pode ser visto com graciosidade, sem perder sua profundidade e que busca abrir os olhos da sociedade sobre a presença de uma minoria escondida formada por pessoas com deficiência. “Tião, Meu Glorioso Café” tem 40 minutos de duração e classificação livre. A peça conta acessibilidade para surdos (Libras), programa impresso em Braile e autodescrição para pessoas com deficiência visual.
EXPOSIÇÃO ANTECEDE A PEÇA
O público que chegar ao Centro de Convenções de Pirassununga, às 19h, será convidado pelo ator Arthur Baldin para explorar a exposição interativa sobre a temática central do espetáculo “Tião, Meu Glorioso Café”. Durante a visita, as pessoas terão a chance de participar de uma divertida competição de equilíbrio de xícaras de café.
Serão momentos descontraídos em uma experiência inspirada na jornada pessoal do ator em relação à sua deficiência. A proposta é criar uma conexão imediata e empática entre o público e a história de Arthur Baldin. A “brincadeira” permite aos expectadores identifiquem a mensagem do projeto e compreendam a importância da conscientização sobre as questões de acessibilidade e inclusão.
CONHEÇA ARTHUR ACOSTA BALDIN
O escritor, ator e professor de teatro Arthur Acosta Baldin nasceu em São Paulo e é idealizador, autor e ator da peça “Tião, Meu Glorioso Café”. Ele é formado em Comunicação das Artes do Corpo e Pós-graduado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.
Atuou, dirigiu e escreveu a peça “Segismundo ExtemporÂneo”, apresentada em 2022 no Programa Praças, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Além disso, participou da semana “Modos de Acessar”, com o coletivo Libertas, fundado em 2020 por ele e outros artistas.
Arthur Baldin ainda atuou na Cia. Mirante de Arte, onde foi protagonista da média metragem “Des.Conecte-se”, além de montar a peça “Religando-se”, também com a Cia. Mirante da Arte. É ator-diretor do espetáculo “Auto da Compadecida”, de 2019, e colaborador do Jornal “O São Paulo”.
Como professor, Arthur Baldin trabalhou no Colégio Piaget, 2020 e 2021, e auxiliar no Colégio Oswald de Andrade. Integra o Programa de Iniciação Artística (PIÁ/2022), como Arte Educador (AE), programa promovido pela Secretaria de Cultura do Município de São Paulo.
O ator também se destaca fora do teatro, mais precisamente em projetos audiovisuais, como a adaptação de seu monólogo para longa “As Horas Seguintes”. Seu trabalho busca dar protagonismo e voz às pessoas com deficiência, refletindo seu compromisso com a inclusão e a diversidade no campo artístico.
Ficha Técnica
Espetáculo: “Tião, Meu Glorioso Café”
Ator e autor: Arthur Acosta Baldin
Duração: 40 minutos
Classificação: Livre
Produção e produção executiva: Diego Mozer
Identidade visual: Gabriela Zimbres
Produção de Arte: Juliana Pavesi
Direção de Comunicação: Giovana Gabriel
Assessoria de Imprensa: Rota Comunicação e Assessoria
Sobre o projeto: Em 2024, oprojeto foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura do Governo Federal
Serviço
Espetáculo: “Tião, Meu Glorioso Café”
Local: Centro de Convenções Profº Dr. Fausto Victorelli
Endereço: Avenida Painguás, 2014, Vila Guimarães, Pirassununga-SP
Dia: 13 de setembro, sexta-feira
Horário: 20h
Entrada: Gratuita
Espetáculo acessível em Libras com Autodescrição
Visita à exposição: A partir das 19h


Porto Ferreira. PCJ conta com a GCM na ‘Operação Xeque-Mate’. Drogas apreendidas e criminosos presos
PPA. Empresário pirassununguense protocola na Câmara Municipal de Pirassununga pedido de Cassação do Prefeito Fernando Lubrechet
Ouvintes da Web Rádio Mundial FM de Pirassununga realiza sorteio de brindes em sua programação
Cresce mercado de afiliados no Brasil
Sebrae-SP leva empresários do setor de alimentação de Pirassununga para vivência inovadora em São Paulo
Polícia Militar Ambiental realiza fiscalizações em fontes de consumo (peixarias) neste Defeso da Pesca